Decorre, neste momento, em Luanda, a VI Reunião Ordinária da Comissão Interministerial de Implementação do PIIM, presidida pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Coordenador da Comissão, José Massano.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
A província de Luanda vai acolher, de terça a quinta-feira, a 26ª Conferência Regional Africana da Organização Internacional de Polícia Criminal (OIPC- Interpol), cujo o evento será prestigiado pelo presidente da organização, major-general Ahmed Nasser Al Raisi.
Manuel Halaiwa referiu que o presidente desta organização chega hoje ao país, a convite do ministro do Interior, Eugénio Laborinho, para participação nos trabalhos da 26ª Conferência Regional Africana, que coincide com a celebração do centenário da institucionalização da Interpol e do 41º aniversário de adesão de Angola nesta organização.
Durante três dias, os 250 altos oficiais das distintas polícias de países africanos e de outros continentes vão abordar a estratégia regional da Interpol no âmbito da prevenção e repressão à criminalidade organizada transnacional.
O responsável acentuou que os participantes vão dar maior ênfase ao cibercrime, crimes financeiros e de corrupção, tráfico de seres humanos e terrorismo, bem como o reforço da cooperação internacional em matéria policial e criminal.
A Interpol é uma organização que facilita a cooperação policial mundial e o controlo do crime e foi fundada em 1923 como Comissão Internacional de Polícia Criminal. Fornece aos Estados-membros suporte de investigação, conhecimento e treinamento para aplicação da lei em todo o mundo na luta contra o terrorismo, crime cibernético e crime organizado.
Esta organização ajuda a coordenar a cooperação entre as instituições policiais do mundo por meio de bancos de dados criminais e redes de comunicação.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola juntou-se, domingo, aos demais Estados-membros, numa sessão especial organizada pelo Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a precaridade da situação sanitária em Gaza, território palestino ocupado, por Israel.
O embaixador da Venezuela na Nigéria, Alberto Castellar Padilla, prestou a Angola informações preponderantes sobre o referendo de 3 de Dezembro à volta da disputa territorial com a República Cooperativa da Guiana.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.
Sob o lema “Promoção da Educação em Direitos Humanos para bem exercer a Cidadania”, a 10ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional vai realizar, hoje, na Sala Multiuso, a 2ª Conferência sobre Direitos Humanos, alusiva ao 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Angola juntou-se, domingo, aos demais Estados-membros, numa sessão especial organizada pelo Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a precaridade da situação sanitária em Gaza, território palestino ocupado, por Israel.