Política

Luanda acolhe 4ª Edição da Semana da Língua Portuguesa

O Ministério das Relações Exteriores acolheu, sexta-fera, em Luanda, a cerimónia de abertura da 4ª Edição da Semana da Língua Portuguesa. Este evento decorrerá até 11 de Maio e visa fomentar o intercâmbio entre especialistas e celebrar o património imaterial comum à CPLP, que é a Língua Portuguesa.

06/05/2023  Última atualização 09H30
A iniciativa visa fomentar o intercâmbio entre especialistas e celebrar o património imaterial © Fotografia por: DR

A cerimónia contou com a presença de Domingos Custódio Vieira Lopes, secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Rafael de Mello Vidal, embaixador do Brasil em Angola, Paula Henriques, coordenadora da Comissão Nacional para o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (ILLP), e vários especialistas dos Estados-membros da CPLP.

Durante o evento, o secretário de Estado Vieira Lopes destacou a importância do pluricentrismo da Língua Portuguesa, que permite o desenvolvimento da lexicultura, da termocultura e a afirmação de todos os Estados-membros, também como a preservação das línguas e culturas dos povos e da participação da sociedade civil no desenvolvimento socioeconómico dos países-membros.

A presidência em exercício da CPLP, actualmente liderada por Angola, elegeu o lema "Construir e fortalecer um futuro comum e sustentável”.

O governante angolano aproveitou a ocasião para felicitar o director executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), João Laurentino Costa Pinho Neves, pela sua nomeação e desejou sucesso na missão.

De igual modo, agradeceu ao Instituto Superior de Ciência da Educação (ISCED) da Huíla e ao professor Agnelo Carrasco, pelo "inestimável contributo prestado no domínio da formação de professores de Língua Portuguesa”.

A Semana da Língua Portuguesa é uma iniciativa que promove a língua e a cultura dos Estados-membros da CPLP e tem sido realizada em alusão ao 5 de Maio, data definida como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), por via da Resolução do Conselho de Ministros da CPLP, na XIV Reunião Ordinária, de 2009.

Dez anos depois, em 2019, a XXX Reunião Ordinária da UNESCO proclamou o 5 de Maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política