Cultura

Lopito Feijóo lança livro infanto-juvenil em Lisboa

O mais recente livro do escritor Lopito Feijóo, intitulado “Doutrina dos Pitós”, será lançado amanhã, às 18h00, no auditório da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), na cidade de Lisboa, em Portugal.

26/09/2022  Última atualização 05H55
Capa do mais recente livro do escritor Lopito Feijóo a ser lançado amanhã na cidade de Lisboa © Fotografia por: DR

Trata-se de uma obra infanto-juvenil que pretende despertar curiosidades e apresentar um conjunto de lições de preparação para uma vida próspera.

Com a chancela da Editorial Novembro, o livro será apresentado pelos escritores Luísa Fresta e Zetho Cunha Gonçalves, também autores com títulos publicados no mesmo género literário. Na ocasião, haverá um momento musical por Horácio da Mesquita e leitura de textos pela poetisa luso-angolana Regina Correia. O lançamento do livro será transmitido em directo, online, através da página do Facebook da UCCLA.    

Segundo o autor que já se encontra em Lisboa, "trata-se de uma obra concebida para leitores cujas idades vão dos 8 aos 80 anos”.

Um livro para ser manuseado por todos os elementos de todas as famílias.

Entretanto, por haver um acentuado pendor pedagógico, melhor se enquadra e recomenda-se aos leitores pré-adolescentes, adolescentes, e serve bem para crianças adultas ou mesmo para adultos infantis, independentemente do género. É um livro para despertar curiosidades, próprias das primeiras fases da vida, não fosse este escrito por um poeta vivido e vivendo a poesia a tempo inteiro. "Esta ‘Doutrina dos Pitós’ acaba por ser, em primeira instância, um conjunto de lições de preparação para uma vida responsável”.

O autor João André da Silva Feijó, de seu nome completo, nasceu em Malanje, a 29 de Setembro de 1963. Estudou Direito em Luanda, na Universidade Agostinho Neto (UAN). É deputado (reformado) da Assembleia Nacional da República de Angola.

Como criador assina usualmente J. A. S. Lopito Feijóo K. Poeta e crítico literário. Ensinou Literatura Angolana. Membro fundador da Brigada Jovem de Literatura de Luanda (BJLL/1980), e do Colectivo de Trabalhos Literários OHANDANJI (1984). É membro da União dos Escritores Angolanos (UEA), onde exerceu o cargo de secretário das Relações Internacionais sendo actualmente o presidente da Mesa da Assembleia Geral. É membro da Associação Portuguesa de Poetas e, é um dos membros fundadores, da Academia Angolana de Letras (AAL/2016). Desde 2004, preside à Sociedade Angolana do Direito de Autor (SADIA), dirigindo a Gazeta dos Autores, órgão de divulgação dessa instituição.

Académico fundador (2014) da ALPAS 21 - Academia de Arte, Letras e Ciências do Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, ocupa a cadeira número 1 para estrangeiros. É membro correspondente da Academia Brasileira de Poesia "Casa Raul de Leoni” e, é igualmente, Membro da International Poetry dos EUA e da Maison Internationale de la Poesie, sediada em Bruxelas, Reino da Bélgica. Está repertoriado na 10ª edição do International Directory of Distinguished Leadership (2004-2005), do American Biographical Institute, bem como no Dicionário de Autores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (1997).

Tem livros traduzidos para o francês, inglês e italiano e tem colaboração dispersa em publicações de Angola, Portugal, França, Espanha, Brasil, Estados Unidos, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Nigéria, entre outros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura