Regiões

Londuimbali vai ter vala de irrigação

Adolfo Mundombe/Huambo

Jornalista

Uma vala de irrigação com uma extensão de 10 quilómetros vai ser construída brevemente, para mitigar os efeitos da seca nas aldeias de Luvili, Nema e Boa Esperança, no município do Londuimbali, província do Huambo.

17/06/2021  Última atualização 10H00
© Fotografia por: DR
Segundo o director da Estação de Desenvolvimento Agrário  do município do Londuimbali, José Bangumbal, que prestou a informação ao Jornal de Angola, as obras, avaliadas em 500 mil dólares, vão ser financiadas pelo Banco Mundial, através do  Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização (MOSAP II).

José Bangumbal, formado em Agronomia, disse que a infra-estrutura terá capacidade para irrigar cerca de 500 hectares durante a seca e no tempo chuvoso. "Este projecto vai ser erguido com foco nas culturas do milho, feijão, batata-rena, doce, mandioca e hortícolas”, sublinhou.

Além  de servir para a irrigação dos campos agrícolas, o empreendimento vai alimentar também o Programa de Reprodução de Peixe , que visa a auto-sustentabilidade alimentar das famílias locais. "Londuimbali é uma região potencialmente agrícola, onde existem muitas associações e cooperativas do ramo, faltam apoios diversos para que o município apresente resultados satisfatórios na agricultura”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões