Desporto

Locomotivas testam aptidão dos católicos

Ferrovia do Huambo e Santa Rita de Cássia do Uíge batem-se esta tarde, no Estádio dos Kuricutelas, no Huambo, num dos jogos de prosseguimento da sétima jornada do Girabola 2020/21, aberta ontem com três jogos.

31/01/2021  Última atualização 11H34
Ferrovia recebe esta tarde nos Kuricutelas o Santa Rita e pode ascender à segunda posição © Fotografia por: Edições Novembro
Os locomotivas, que somam nove pontos na quarta posição da classificação, enfrentam uma turma católica que está a dois degraus mais abaixo e com menos um ponto. A equipa orientada por Agostinho Tramagal nos três jogos realizados, em casa, apenas cedeu pontos ao Cuando Cubango FC, com quem empatou a um golo na ronda inaugural. Nos demais jogos, intramuros, venceu ao Sagrada Esperança e ao Libolo pelo magro ‘score’ de 1-0, na terceira e quinta rondas.

Já em sentido oposto, o Santa Rita de Cássia o máximo que conseguiu, nas três vezes que se deslocou foi um empate 1-1, no jogo de estreia da época frente ao Wiliete no Estádio do O’mbaka, em Benguela. Nos restantes dois jogos baqueou aos pés do Progresso Associação Sambizanga e da Académica do Lobito, com quem perdeu pelo mesmo resultado (1-0).
Por isso, no jogo desta tarde, agendado para as 15h00’, os católicos terão de actuar com cautelas redobradas para não experimentarem mais uma vez o sabor amargo da derrota fora do seu reduto e desta feita diante dos locomotivas, que são favoritos e que, em caso de vitória, podem ascender à segunda posição com 12 pontos.

No Cuito, o Cuando Cubango FC, que na ronda seis conseguiu uma preciosíssima vitória de 2-0 em Calulo, Cuanza-Sul, diante do Recreativo do Libolo, pode fazer jus à sua condição de anfitrião para levar da melhor sobre a Baixa de Cassanje de Malanje.
Mas ainda assim, a turma das Terras do Progresso terá de estar em alerta máximo, porque os heróis de Cassanje que na semana finda deram uma sacudidela à crise de resultados, com triunfo caseiro de 2-1 sobre o Ferrovia do Huambo, podem mais uma vez surpreender.

Finalmente no jogo que vai opor o Desportivo da Huíla ao Libolo, no Lubango, a equipa da Região Militar Sul já manifestou a pré-disposição de somar a primeira vitória em casa. E hoje, a partir das 15h00’, frente aos libolenses, que ocupam a décima-segunda posição com quatro pontos, os huilanos, na última com apenas dois, vão procurar levar a água a seu moinho.
Isto, como é natural, pressupõe a conquista dos três pontos, seja lá a que preço for, para que o conjunto comece a encetar a fuga à zona movediça da tabela de classificação. O 1º de Agosto que pode voltar aos jogos após cumprir a quarentena, como medida de combate à propagação da Covid-19, defronta apenas na próxima quarta-feira, o Progresso para o fecho da ronda sete.

  Caála baixa chama petrolífera


Ontem, na abertura da sétima jornada, verificaram-se os resultados Petro de Luanda (0) - Recreativo da Caála (0), Interclube (0) - Sporting de Cabinda (1), Académica do Lobito (3) - Wiliete SC (0), respectivamente.
O Sagrada Esperança e FC Bravos do Maquis do Moxico, por seu turno, acordaram adiar o jogo entre si, que deveria acontecer no Dundo (Lunda- Norte), porque como apurou o nosso jornal houve o surgimento de mais casos positivos de Covid-19 no plantel dos maquisardes.

Em função dos resultados verificados ontem, o Petro mantém-se na liderança com 16 pontos, ao passo que a Académica do Lobito saltou da sexta posição para a segunda com 11 e relegando o Interclube para a terceira, com os mesmos dez.
O Sporting de Cabinda que à entrada da ronda segurava a lanterna-vermelha do campeonato ascendeu a décima-quinta posição com três pontos e relegou o Desportivo para a cauda da tabela de classificação com dois.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto