Os deputados da Assembleia Nacional pelo círculo eleitoral da província de Malanje, apresentaram, esta segunda-feira, ao governador Marcos Nhunga o seu plano de actividades para os próximos cinco anos.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e a sua homóloga da República de Moçambique, Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, chegaram, na manhã desta segunda-feira à província de Benguela, para uma visita de dois dias.
A população da localidade de Makuta, arredores da vila de Xangongo, município de Ombadja, província do Cunene, conta, desde quarta-feira, com uma escola do ensino primário, com três salas de aula, com capacidade para acolher 520 alunos.
As obras foram financiadas pelo Banco de Fomento Angola (BFA), em parceria com o UNICEF.
O Presidente do Conselho de Administração do BFA, Rui Mangueira, disse que a instituição, no quadro do seu programa de responsabilidade social, dá atenção especial a projectos ligados à criança, aos sectores da Saúde, Educação e às áreas de inclusão social.
Rui Mangueira garantiu que o BFA vai continuar a financiar a construção de projectos sociais ligados as crianças do município de Ombadja e em outras partes da província do Cunene, para ajudar o Executivo a melhorar as condições sociais da população. "Esta é a quinta escola construída, no município de Ombadja, no âmbito do programa de responsabilidade social do BFA. Vamos continuar a trabalhar com a Administração Municipal para a construção de mais infra-estruturas sociais, em benefício das crianças e das comunidades da província do Cunene”.
Armindo
Cachama, aluno da 5ª classe, que falava em nome dos colegas, disse que a
localidade contava, apenas, com salas provisórias, em tendas e debaixo de
árvores. "Estamos satisfeitos com o surgimento desta escola moderna, que
resulta da parceria público/privada. Vamos cuidar bem dela”.
O vice-governador para Sector Político, Económico e Social, Apolo Ndinoulenga, disse que a construção da escola na localidade de Makuta demonstra a preocupação do Governo e dos seus parceiros na resolução dos problemas da Educação.
Acrescentou que, a par do investimento no capital humano, a rede escolar é fundamental para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
Sublinhou que o estabelecimento de ensino constitui uma mais-valia para o sector da Educação no município de Ombadja, porque vai proporcionar aos professores condições de trabalho condignas e aos alunos um espaço confortável de aprendizagem, que reforce e amplie o seu desejo de estudar, para o desenvolvimento do país.
Segundo Apolo Ndinoulenga, a nova escola responde às constantes solicitações da população local, que clamava por um estabelecimento de ensino na localidade.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNoventa e três pacientes entre crianças e adultos começaram, esta segunda-feira, a ser operados a deformidades do lábio leporino e à fenda do palato no hospital Walter Strangway, na cidade do Cuito, província do Bié, numa campanha de cirurgias que encerra no próximo dia 14.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.