Cultura

Local de escravos de Chinfuca vai ser reabilitado em Cabinda

Bernardo Capita

O secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André, anunciou, quarta-feira, em Cabinda, a requalificação do local onde se concentravam escravos na época do tráfico negreiro, na aldeia de Chifunca, município de Cacongo.

02/02/2023  Última atualização 09H50
Local do Tratado de Simulambuco, um dos sítios da província © Fotografia por: ANTÓNIO SOARES | Edições Novembro

Ernesto Barros André, que falava em exclusivo ao Jornal de Angola, não adiantou a data provável de início das obras nem tão pouco os seus custos, mas informou que o projecto de requalificação deste local histórico, vai abarcar a vedação de todo o espaço circundante,  incluindo a construção de um monumento, tudo na perspectiva de o conferir maior valor e promover o turismo cultural.

"Estamos a trabalhar na requalificação e valorização dos monumentos e sítios históricos, com o destaque para o local onde se concentravam escravos na aldeia de Chinfuca”, disse o secretário Ernesto Barros André, para quem o elemento mais visível do projecto será o memorial que será erguido no local.

As obras de requalificação do local onde se concentravam escravos, situado entre 35 a 39 quilómetros a Norte da cidade de Cabinda, segundo o chefe máximo da Cultura na província, vão ser financiadas por empresas locais com particular destaque para a GEMCORP (Angola), principal investidor e accionista do projecto de construção da Refinaria de Cabinda, com cerca de 90 por cento do capital.

O responsável aproveitou a ocasião para lembrar que a província, para além do local onde se concentravam escravos na aldeia de Chinfuca tido como sítio histórico, dispõe também de outros locais classificados como monumentos e sítios, mormente o Museu Regional de Cabinda, Biblioteca Municipal, Cemitério dos Nobres, Igreja São Tiago Maior de Lândana e local de Tratado de Simulambuco

O secretário Ernesto Barros André informou que vários investigadores nacionais e estrangeiros têm visitado com frequência os locais históricos e culturais da província, com objectivo de pesquisa e estudos sócio-históricos e culturais dos povos cabindenses.

Entre os locais mais visitados, indicou o de Chinfuca, que pela génese da sua história é tido como uma fonte recheada de informações suscetíveis de transmissão à nova geração.

"Temos estado a receber na província especialistas de diferentes áreas do saber, mormente antropólogos, historiadores, sociólogos, investigadores culturais nacionais e internacionais interessados em estudar o legado cultural dos ancestrais de Cabinda”, frisou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura