Sociedade

Lobito tem laboratório de Biologia Molecular

Júlio Gaiano | Lobito

Jornalista

O Hospital Regional do Lobito ganhou, na quarta-feira, um laboratório de Biologia Molecular, com a capacidade de realizar até 288 testes em pacientes com carga viral ou para diagnosticar doenças precoces infantiis.

13/04/2024  Última atualização 10H06
Unidade fará 288 testes por dia © Fotografia por: Santos Pedro |Edições Novembro

Durante a inauguração do laboratório, o secretário de Estado para a Saúde pública afirmou que a unidade está equipada com tecnologia de ponta e a funcionalidade vai permitir realizar o prognóstico de algumas doenças em especial o VIH, hepatites e outras infecções de transmissão sexual. Carlos Alberto de Sousa referiu que a criação do laboratório é essencial a julgar pelo facto da Organização Mundial da Saúde (OMS) definir o exame de carga viral do VIH como "padrão-ouro” para o monitoramento da eficácia da terapia antirretroviral.

O empreendimento, avançou, custou aos cofres do Estado angolano um milhão de dólares. A funcionalidade da unidade, destacou, vai reforçar as amostras provenientes das províncias da região Centro, Sul e Leste do país.

 
Parceria

A gerente do Bloco Zero, da Agência Nacional de Petróleos, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Alcídio Alenge, considerou o laboratório como parte dos projectos da instituição, enquanto parceira do Estado. "A mobilização de recursos para o investimento em projectos sociais, por parte do sector petrolífero, é um contributo ao trabalho contínuo desenvolvido pelo Governo local no domínio do diagnóstico diferenciado a nível do sistema de Saúde”, disse.

Com o laboratório, avançou, a ANPG e as associadas do Bloco Zero atendem ao apelo do Instituto Nacional da Luta contra a Sida. Além do sector da saúde, continuou, a organização tem outros projectos ligados aos sectores da Educação e meio ambiente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade