Economia

Lobito arrecada acima de 40 milhões no mês

Arão Martins / Benguela

Jornalista

O município do Lobito, na província de Benguela arrecada, mensalmente, entre 45 e 46 milhões de kwanzas em receitas locais, informou o administrador.

26/11/2023  Última atualização 11H35
Administrador Evaristo Calopa Mário (à direita) procedeu ao balanço das activiadades numa conversa com jornalistas locais © Fotografia por: Fernando Oliveira | Edições Novembro

Evaristo Calopa Mário, que falava durante uma recente tertúlia com jornalistas, na sala de conferências do Instituto Nacional de Estradas (INEA), na cidade de Benguela, destacou o contributo do seu município na economia nacional.

O administrador local disse, ainda, que o ganho tem estado a ajudar na gestão do município do Lobito e na implantação de várias acções a favor dos lobitangas.

"Relativamente a arrecadação de receitas, o Lobito é um dos municípios de Benguela que muito arrecada, em função do parque industrial que ela tem”, explicou, salientando que existe arrecadação que é controlada pela Administração Geral Tributária (AGT) da quarta Região, sediada no Lobito.

Para a arrecadação feita pela AGT, disse, é injectada para o Ministério das Finanças, para poder suportar com as demais receitas o Orçamento Geral do Estado (OGE).

Enquanto Administração Municipal do Lobito, Evaristo Calopa Mário frisou que se tem trabalhado na arrecadação local de receitas, que depois têm retorno por via de recursos próprios, o que têm ajudado, sobremaneira, nas acções locais.

Esclareceu que, actualmente, nas cobranças, estão isentos os mercados informais do Lobito, que viram as suas actividades suspensas, devido a situações emergenciais e de construção de novos mercados em curso e a retoma vai permitir aumentar o valor a arrecadar.

"Hoje, fruto do trabalho que vamos desenvolvendo, pese embora não tenhamos a arrecadação por via dos mercados informais que viram as suas actividades suspensas, devido a situação de emergência e de construção de novos mercados em curso, agora estamos a construir novos mercados, o que vai contribuir na arrecadação de mais receitas”, assegurou.

O valor que é arrecadado, explicou, parte do seu retorno tem estado a ajudar, também na gestão da Administração Municipal do Lobito.

 
Carteira do PIIM é de 33 projectos

A carteira dos projectos do Plano Integrado de Intervenção Municipal (PIIM), do Lobito é de 33 projectos, com um orçamento estimado em mais de 7,3 mil milhões de kwanzas.

Do total de projectos, informou, 7 já foram concluídos e os demais projectos são de continuidade para o exercício económico 2024.

O município de Lobito tem uma estimativa de 20 mil crianças que se encontram fora do sistema de ensino, informou, o administrador municipal local.

O Lobito tem uma rede escolar de 135 escolas, entre públicas, público-privadas e privadas. O sector público controla 74 escolas Públicas, 24 escolas público-privadas e 37 escolas privadas.

Para o ano lectivo 2023/2024, foram matriculados 175 mil alunos, do universo de 900 mil alunos que a província de Benguela tem, com 4 mil profissionais, entre professores e técnicos administrativos.

O administrador municipal do Lobito disse que mais de 1.700 salas de aulas definitivas, com 520 salas de aulas provisorias”, disse.

 Explicou que os desafios do município apontam para uma necessidade hoje de 750 salas de aulas, das quais, deve se substituir as salas de aulas provisórias e improvisadas e parte dela atender o número de crianças que se encontram fora do sistema de ensino.

A estimativa é de 27 mil crianças que se encontram fora do sistema de ensino.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia