Cultura

Livro sobre Joãozinho Morgado já nas bancas

Analtino Santos

Jornalista

Dois momentos marcaram a apresentação do livro e documentário “A mística e o simbolismo dos tambores”, obra de Jomo Fortunato e produzido pela Brasom.

23/11/2021  Última atualização 09H40
Mística e o simbolismo dos tambores retratados em livro © Fotografia por: Alberto Pedro| Edições Novembro
O primeiro realizou-se na quinta-feira, no Salão de Festas VIP, com a cerimónia oficial de apresentação da obra, e o segundo no domingo o Largo da Unidade Africana, no Miramar, com a sessão de venda pública.

O percurso artístico de Joãozinho é apresentado no livro, no qual se podem  en-contrar depoimentos de colegas  Dionísio Rocha, Botto Trindade, Carlos Lamartine, Carlos Timóteo "Calili” e dos percussionistas: Chico Santos, Miguel Correia, Manú, Dalú Roggé, Bucho e do sobrinho Teles Morgado.

O documentário produzido por Nguxi dos Santos, também sob coordenação da Brasom, de Ilidio Brás, tem contributos de colegas e amigos do Bairro Operário, depoimentos de Jomo Fortunato, Dionísio Rocha, Carlos Lamartine, Gilberto Júnior, Zé Fininho, Mário Fernandes e dos cabo-verdianos Tito Paris e Leonel Almeida.

Nos dois momentos a música ao vivo esteve presente com um conjunto formado por Teddy Nsingui, Raúl Tolingas, Bucho, Mias Galhetas, Rufino Cipriano, João Diloba,Yark Spin,  Lito Graça, Cidy, Raquel Lisboa, e o naipe de metais.

Kyaku Kyadaff e Cidy Daniel foram os artistas que se juntaram a Lito Graça para interpretarem sucessos da música angolana, que tiveram intervenção directa de Joãozinho Morgado, nos tambores. Chamados ao convívio Mago de Sousa, Ivan Aleksei e o trompetista cubano Lazaro interpretaram temas autorais, também com a presença de Joãozinho Morgado. 
 
A obra "A mística e o simbolismo dos tambores” traz incidências da carreira artística de Joãozinho Morgado. O artista fundou Os Negoleiros do Ritmo, aos13 anos, e esteve na origem do surgimento no mercado do Conjunto Os Merengues, Banda Madizeza, Banda Welwitchia, Banda Maravilha, Conjunto Angola 70 e passagens por vários projectos musicais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura