Política

Livro sobre as políticas de Angola na CIRGL apresentado em Luanda

Nilza Massango

"Estratégia Política de Angola para a Resolução de Conflitos na Região dos Grandes Lagos: De José Eduardo dos Santos a João Lourenço" é o título do livro lançado quarta-feira, em Luanda, pelo professor angolano Hermenegildo Mella Bento, que traz uma abordagem sobre as acções do Estado angolano para a pacificação da região.

07/12/2023  Última atualização 09H14
Professor angolano Hermenegildo Mella Bento © Fotografia por: Armando Costa| Edições de Novembro
Com quatro capítulos interligados e 262 páginas, a obra, segundo o autor, traz uma sistematização daqueles que são os actos protagonizados por Angola enquanto assumiu as várias presidências rotativas da Conferência Internacional Sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRLG).

"O que eu trago aqui é a estratégia política que Angola adoptou, tanto durante o mandato de José Eduardo Santos, isto é, de 2014 a 2017, quanto do Presidente João Lourenço, a partir de 2020 até ao momento ", esclareceu, fazendo menção ainda sobre os resultados, positivos, que foram alcançados visando a pacificação da região.

"Falo de resultados que foram de facto positivos, principalmente no primeiro mandato que deu origem a uma recondução do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, e agora com o Presidente João Lourenço que assumiu a responsabilidade de controlar o acantonamento daquelas que são as forças do M23, na região do Kivu Norte, no Leste da República Democrática do Congo (RDC), sob supervisão das Forças Armadas Angolanas (FAA). 

O apresentador da obra, o reitor da Universidade Jean Piaget de Benguela, Carlos Pacatolo, explicou que no domínio da política externa do Estado de Angola, naquilo que diz respeito a esta região específica do continente africano, o que se encontra no livro é mais um trabalho de complementaridade, continuidade, do que propriamente coisas que separam um Presidente do outro.

 "Falar da estratégia política de Angola para a resolução de conflitos na CIRGL é ousar dizer o que muita gente no dia-a-dia quer dizer de forma diferente", frisou. 

O livro, lançado no Memorial António Agostinho Neto, pela editora Nzogi é o resultado do seu trabalho ou tese de mestrado, defendido em 2017, em Portugal. Trata-se da primeira obra "a solo" do autor, pois tem uma colectiva com o título "Compromissos de Estado: Contribuição Geracional para a Governação".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política