Cultura

Livro poético é lançado amanhã no Memorial

“100 Poemas para Agostinho Neto” é o título do livro a ser lançado, amanhã, às 16h00, no auditório do Memorial Dr. António Agostinho Neto, no âmbito das celebrações do centenário de Neto e arranque da programação anual daquela instituição cultural.

12/01/2023  Última atualização 05H00
Capa do poemário a ser apresentado amanhã, em Luanda © Fotografia por: DR

Este livro é co-editado entre o Memorial e a União dos Escritores Angolanos e representa a manifestação poética de Agostinho Neto que reúne uma colectânea de poemas escritos por poetas membros da UEA. O discurso poético, em homenagem a Agostinho Neto, gira em torno da nostalgia, da valorização dos aspectos culturais de Angola, da melancolia, da dor e acima de tudo traz-nos uma literatura que serve, igualmente, como dialogo aberto com o poeta homenageado.

Como momento cultural, no mesmo dia, está prevista a apresentação do videoclipe "Vina” de Nginga Nachicusse, que retrata a vida e o dia-a-dia dos hábitos e costumes dos povos Nyaneka Humbe da região Sul de Angola, exactamente das terras da Huíla, Cunene e Cuando Cubango.

 Nginga Nachicusse volta às origens com "Vina”, um retrato fiel dos hábitos e costumes dos Nyaneka na criação do gado que serve como alimento, trabalho e também como riqueza e poder para os proprietários.

Este videoclipe enaltece a cultura Nyaneka no seu todo como fonte de inspiração para estudiosos e historiadores, na voz de Nginga Nachicusse, e o grupo folclórico os Camatemba da Humpata, um dos mais antigos da região desde a nossa Independência.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura