Cultura

Livro “Largo da Peça” é adaptado ao teatro

Manuel Albano

Jornalista

“Largo da Peça” é o título do espectáculo dramático que é apresentado hoje, às 18h00, no Centro Cultural Brasil -Angola, em Luanda, pelo grupo Elinga, numa adaptação do livro, com o mesmo título, de Ana Andrade.

01/10/2021  Última atualização 10H05
© Fotografia por: DR
O espectáculo dramático, encenado em três actos por José Mena Abrantes e a própria Ana Andrade, é uma peça escrita em 2020 e situa-se numa época de transição política e social, logo após a Independência de Angola.

O espectáculo tem como protagonistas algumas mulheres de Benguela, unidas por laços de famílias alargadas e tradicionais, que celebram o regresso de um filho, há muito exilado, mas são levadas a confrontar-se com dramas individuais.

O projecto tem o apoio da Embaixada do Brasil, do centro cultural, em parceria com o Instituto Camões e o Clube de Leitura da Mediateca do Cazenga, filiada à Rede de Mediatecas de Angola (REMA). O livro "Largo da Peça” foi o vencedor da primeira edição do concurso de dramaturgia do projecto "Leituras Assistidas”, que tem a segunda edição marcada para o próximo ano.

Natural de Benguela, Ana Andrade estudou História e trabalhou em áreas culturais, depois na ajuda humanitária de emergência e em projectos de desenvolvimento de agências das Nações Unidas em Angola. No teatro trabalhou como actriz nos grupos Elinga, Tchingange e Xilenga (Luanda) e del Disgelo (Roma).

O projecto "Leituras Assistidas” foi criado para incentivar o gosto e o hábito de leitura e pela escrita, em especial no domínio da dramaturgia. Para tal, os mentores criaram um concurso nacional, com um prémio de 500 mil kwanzas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura