Cultura

Livro de Tony Nguxi foi lançado em Luanda

Amilda Tibéria

A mais recente obra literária do escritor e músico Tony Nguxi, intitulada “Testemunho Ocular, sobre o olhar silencioso de uma criança”, está desde domingo, nas bancas, depois da sessão de vendas e assinatura de autógrafos realizada na sede da Akwafrica Fundação de Cultura, em Luanda.

12/09/2022  Última atualização 08H32
Escritor vendeu e autografou a sua mais recente obra literária © Fotografia por: Armando Costa | Edições Novembro

O livro editado pela Ma-yamba Editora, contém 415 páginas. Segundo Tony Nguxi, a obra literária narra um percurso testemunhado pelo autor, na qual ele é a personagem principal da história do livro, razão pela qual intitula-se "Testemunho ocular”.

O autor acrescentou que é o "Olhar silencioso de uma criança”, por ser uma decisão que essa pessoa toma en-quanto criança, prometendo que quando chegasse aos 50 anos narraria o que testemunhou durante a sua infância, principalmente as guerras que afectaram a sua vida, não só em Angola, mas na África Austral e no mundo.

O escritor explicou que ao escrever o livro recorreu ao  desenvolvimento e crescimento da personagem, retratando todos os aspectos que o afectaram. "É a história de cada vivente angolano neste exacto momento, com vários aspectos científicos da progressão do país e poderá servir como pesquisa para os leitores”.

"O autor persiste num sonho infantil para não ser destruído e promove o idealismo independente, pelos ideais que lhe são impostos nos sistemas globais. Aqui a criança prova que conseguiu ser ela própria e encoraja as pessoas a acreditarem em si”, realçou.

O editor da obra, Arlindo Isabel, fez uma intervenção sobre o livro, frisou que a obra é uma narrativa da vida do autor, desde o momento que ele tem consciência de si mesmo, os seus primeiros actos até atingir os 50 anos, que foi a altura que encarou situações sociais que o preocupam.

"Em 2017 Tony Nguxi en-cerrou o livro com uma carga interior de acontecimentos positivos e negativos que marcaram a sua vida. Um livro de 415 páginas, mas com uma leitura, sem muitas parábolas e muito perceptível e oferece um exemplo para seguirmos em torno da nossa vida”, disse o editor.

Tony Nguxi é o pseudónimo literário de António José Augusto, nascido na província de Moxico, município de Luena. É músico, compositor, activista cultural, produtor, realizador e jornalista. Estudou Comunicação e Marketing pela Birnam "Business College”, em  Joanesburgo, em 2013.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura