Os cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
O escritor Domingos João ”Mignaldo” acaba de colocar no mercado literário o seu livro de poesia, intitulado “Coléricus”, depois de vencer a I edição do Prémio Literário Provincial “Ngandu”.
A obra, publicada pela Sacthi Editora, conta com 48 poemas inéditos, com destaque para "Uma Salva de Palmas”, "Mukonda Wegia”, "Dança de Rua”, "No chão” e "Homens de Tudo”.
No acto de apresentação da obra, realizada quinta-feira, no auditório da Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB), em Caxito, o escritor Domingos João "Mignaldo” explicou que, no livro, procura mostrar as coisas que se passavam à sua volta, no bairro onde cresceu.
Acrescentou que, através da literatura, procura responder os diversos problemas sociais que afectam boa parte dos angolanos, bem como a complexidade das coisas associadas à modernidade.
"Para mim, o mais importante foi escrever e partilhar os textos numa perspectiva de alcançar a idoneidade da escrita. O livro é uma poética da poesia moderna, onde a expressão artística foi feita de uma forma muito livre. Portanto, até certo ponto não obedece às regras canónicas da literatura”, disse.
O director do Prémio "Ngandu”, Sadrack António, avançou que o concurso foi instituído, no princípio deste ano, para dar mais vida à literatura na região. "É um concurso com periodicidade anual. Queremos dar voz aos escritores do Bengo”, frisou.
Natural do município do Dande, província do Bengo, o escritor Domingos João "Mignaldo” é professor, actor e coordenador da área académica do Movimento Lev’Arte no Bengo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO crescente interesse de turistas nacionais e estrangeiros por visitar o projecto “Galeria do Semba”, tem tornado aquele espaço, localizado no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no Rangel, em Luanda, numa paragem obrigatória pela configuração museológica na conservação do acervo iconográfico e sonoro do semba, um dos estilos mais apreciados na actualidade.
A comissão directiva da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) está preocupada com as infiltrações causadas pelas águas das chuvas que estão a aumentar o estado de degradação do edifício Mendes & Valladas, obrigando a uma intervenção urgente para que seja preservado.
Manuel Rui é a proposta para a primeira edição de 2023 do projecto “Noite de Poesia”, da Fundação Arte e Cultura, que se realiza hoje, entre às 18h00 e às 20h30, durante um recital com as obras literárias do escritor, no Wyza Anfiteatro, daquele instituição cultural.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
Mil e 747 empresas, entre sociedades, individuais e cooperativas, foram constituídas pelo Guiché Único de Empresa (GUE), em Malanje, durante o ano de 2022, no âmbito das políticas de investimentos e de empreendedorismo em curso no país.
O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.