Cultura

Livro de Domingos João “Mignaldo” apresentado na cidade de Caxito

Edvaldo Lemos | Bengo

Jornalista

O escritor Domingos João ”Mignaldo” acaba de colocar no mercado literário o seu livro de poesia, intitulado “Coléricus”, depois de vencer a I edição do Prémio Literário Provincial “Ngandu”.

14/11/2022  Última atualização 13H50
Escritor (ao centro) fez a sua estreia no mercado literário © Fotografia por: Edvaldo Lemos | Edições Novembro | Caxito

A obra, publicada pela Sacthi Editora, conta com 48 poemas inéditos, com destaque para "Uma Salva de Palmas”, "Mukonda Wegia”, "Dança de Rua”, "No chão” e "Homens de Tudo”.

No acto de apresentação da obra, realizada quinta-feira, no auditório da Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB), em Caxito, o escritor Domingos João "Mignaldo” explicou que, no livro, procura mostrar as coisas que se passavam à sua volta, no bairro onde cresceu.

Acrescentou que, através da literatura, procura responder os diversos problemas sociais que afectam boa parte dos angolanos, bem como a complexidade das coisas associadas à modernidade.

"Para mim, o mais importante foi escrever e partilhar os textos numa perspectiva de alcançar a idoneidade da escrita. O livro é uma poética da poesia moderna, onde a expressão artística foi feita de uma forma muito livre. Portanto, até certo ponto não obedece às regras canónicas da literatura”, disse.

O director do Prémio "Ngandu”, Sadrack António, avançou que o concurso foi instituído, no princípio deste ano, para dar mais vida à literatura na região. "É um concurso com periodicidade anual. Queremos dar voz aos escritores do Bengo”, frisou.

Natural do município do Dande, província do Bengo, o escritor Domingos João "Mignaldo” é professor, actor e coordenador da área académica do Movimento Lev’Arte no Bengo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura