Cultura

Livro da Academia de Letras examina línguas de Angola

Manuela Gomes

Jornalista

“Letras sobre as línguas de Angola” é o título do próximo projecto literário da Academia de Letras Angolanas (ALA), que coloca no mercado um caderno e um livro com textos de 11 escritores angolanos.

26/09/2022  Última atualização 09H12
© Fotografia por: João Gomes | Edições Novembro

O presidente da ALA, Paulo de Carvalho, disse que o projecto, assente no estudo da linguística do país, mas no domínio da literatura e é o primeiro título lançado pela Academia de letras e está enquadrado nas celebrações do 6º aniversário da instituição, assim como no centenário de Agostinho Neto.

O programa de actividades para celebrar o 6ª aniversário da ALA inclui, além do acto de lançamento, a realização de palestras, encontros no domínio da literatura e dos estudos linguísticos e sociais.

"Desde 2020 temos realizados estes encontros. Agora, pelo centenário de António Agostinho Neto, queremos dar particular ênfase, nas conferências, a este assunto. Os encontros vão permitir dotar os participantes de mais conhecimentos sobre a literatura angolana”, disse.

Paulo de Carvalho criticou, durante o anúncio do programa de actividades, o facto de hoje muitos adolescentes e jovens não terem informações sobre os escritores angolanos. Os encontros vão dar mais conhecimentos sobre alguns autores, assim como sobre outros temas, entre os quais a toponímia.

"Temos várias instituições localizadas em ruas sem números. Muitos dos habitantes da capital residem em zonas sem designação. Algumas apenas possuem números, atribuídos pelos próprios habitantes da área”.

Entre os temas programados, disse, constam também mesas-redondas sobre o "Cânone da literatura angolana” e "Académicos unidos por Angola”, com a participação de membros da ALA.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura