Cultura

Lito silva pesquisa sobre Kimpa Vita para nova história

Xavier António

Jornalista

O cartoonista Lito Silva está a trabalhar numa pesquisa sobre Kimpa Vita para a próxima história que pretende desenhar, cujo personagem é "Masala: o Leopardo", intitulada "As três Luas do Mayombola".

24/08/2021  Última atualização 19H39
© Fotografia por: DR

Em entrevista ao Jornal Cultura, o artista diz que tenciona envolver essa figura no enredo. "Estou no processo de recolha de factos históricos e de artefactos e trajes do século dezassete".

Lito Silva revelou, também, que tem estado envolvido no projecto editorial Parada dos Kandengues que se consubstancia numa publicação de Banda Desenhada em formato A5, com 52 páginas.

"São várias histórias divertidas que por um lado transmitem aos público-alvo, os valores cívicos basilares de sociedade, por outro lado, aspectos curiosos da nossa cultura e tradição, bem como da ciência e dos usos e costumes", precisou.

Diz mais adiante que a obra é uma publicação é inspirada nas publicações do brasileiro Maurício de Sousa. O cartoonista realça que tenciona servir de plataforma profissional para os fazedores de banda desenhada (argumentistas, desenhadores entre outros.  

Dispersão dos talentos

Para o artista, por razões de carácter conjuntural, com a mudança do sistema socio económico em Angola, "aparentemente deu-se a dispersão dos talentos de Banda Desenhada".

Na visão de Lito Silva, um modelo económico mais competitivo, a Banda Desenhada foi uma das manifestações artística que deixou de garantir estabilidade material aos que se aventurassem a dedicar-se a ela a tempo inteiro.

Sublinha ainda que foi neste período que surgiu a publicação infanto-juvenil "Parada dos Kandengues", jornal Kissonde, estúdio Olindomar, constituindo-se novos expoentes visíveis da Banda Desenhada Angolana contemporânea.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura