Dezenas de livros de escritores angolanos integram o volume de obras literárias de 35 países que participam na 30ª edição da Feira do Livro de Havana, que decorre até sábado, na Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, na capital de Cuba.
Neste 30ª edição, aberta no dia 20 deste mês, participam 300 convidados, naquele que é a maior actividade literária em território cubano. Este ano, o México é o país convidado de honra. A feira contou, na cerimónia de abertura, com a presença do Presidente da República de Cuba, Miguel Díaz Canel Bermúdez, e também da embaixadora de Angola em Cuba, Maria Cândida Teixeira.
Além do Presidente de Cuba, a cerimónia de abertura, ficou marcada com a presença de outros quadros de destaque, como o presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba, Esteban Lazo, o ministro da Cultura cubano, Alpidio Alonso, e a secretária de Cultura do México, Alejandra Frausto Guerrero, representando o país de honra.
Este ano, os livros de autores nacionais, do género romance, conto, poesia, ensaio e antologia, além de miniaturas de pinturas e peças de artesanato, foram destaques no pavilhão de Angola, numa das mais importantes feiras do livro do mundo.
A escritora e directora do Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INIC), Domingas Monte, e a directora da Biblioteca Nacional, Diana Afonso, testemunharam a cerimónia de abertura da feira.
Domingas Monte aproveitou a ocasião para fazer a apresentação do seu livro infanto-juvenil, "O sapo azul”. À margem da participação na feira, a directora do INIC visitou diversas instituições cubanas e manteve encontros com os directores destas, no intuito de reforçar e reactivar o intercâmbio e a cooperação cultural entre Angola e Cuba.
A organização decidiu que, em Maio deste ano, a feira vai percorrer, em regime itinerante, todas as províncias de Cuba, durante o Festival Nacional de Cultura.
Em 2013, Angola foi o país convidado de honra da 22ª edição da Feira do Livro de Havana, um convite que levou à Cuba mais de 100 angolanos, entre escritores, artistas de várias disciplinas, agentes culturais, críticos de arte e jornalistas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO estado de saúde do kudirista Nagrelha, que no último sábado viajou para Portugal, onde recebe tratamentos médicos num hospital na cidade do Porto, devido a problema respiratório, continua estável, segundo uma fonte familiar.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.
A longa-metragem “A palavra tem poder” foi o grande vencedor da terceira edição do Kids Talent Awards (KTA), ao arrebatar o prémio de melhor filme e de melhor actriz, para a figura que interpreta a personagem principal, de nome Angolaninha.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.
Angola e Holanda defrontam-se hoje, às 17h15, no Pavilhão Arena Zlatorog, em partida referente aos quartos-de-final, da 23ªedição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que decorre na Eslovénia até 3 de Julho, com a participação de 32 selecções.
A II Conferência dos Oceanos, que decorre desde 27 de Junho até 1 de Julho, em Lisboa, Portugal, sob o tema “reforçar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do ODS14: avaliação, parcerias e soluções”, elegeu Angola como uma das vice-presidentes e relatora-geral do evento.
A interligação eléctrica do Soyo (Zaire) a Cabinda ocorre a médio prazo, com base em opções que incluem a extensão de um cabo submarino ou uma linha de transporte a transpor território da República Democrática do Congo (RDC), anunciou o ministro da Energia e Águas, terça-feira, no Soyo.
O embaixador do Reino Unido em Angola, Roger Stringer, prevê um crescimento assinalável das trocas comerciais entre os dois países, mercê dos indicadores de reanimação da actividade económica dos efeitos da pandemia da Covid-19, que, depois de 2020, levaram à desaceleração do comércio bilateral antes situado em mais de 900 milhões de dólares por ano.
A comissária da União Africana Josefa Sacko assegurou, quarta-feira(29), em Lisboa, que a investigação científica deve ser a base da política e da tomada de decisões, para permitir compreender e gerir, de forma sustentável, os oceanos e mares do continente.