O major Pedro Lussati, principal arguido de um esquema fraudulento envolvendo militares da então Casa de Segurança do Presidente da República, transferia alegadamente dinheiro para Portugal através de empresas do grupo Irmãos Chaves, segundo a acusação do Ministério Público.
À margem da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos que decorre em Lisboa, o Chefe de Estado, João Lourenço, manteve encontros privados com Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, os Presidentes do Quénia, Uhuru Kenyatta e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
O 25 de Maio, consagrado Dia de África, foi marcado hoje, em Roma, com diversas actividades, com realce para a literatura, informou nesta quarta-feira, em comunicado, a Embaixada de Angola na Itália.
Segundo a nota a que o Jornal de Angola teve acesso, o Dia de África, data que celebra o aniversário da criação da Organização da Unidade Africana, fundada a 25 de Maio de 1963 em Addis Abeba (Etiópia) e que se transformou em 2002 na actual União Africana, está a ser assinalado na Itália com diversas iniciativas.
A edição deste ano é dedicada à literatura africana e a celebração oficial foi realizada na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Itália, onde o ministro Luigi Di Maio recebeu vários embaixadores, entre as quais a angolana Fátima Jardim.
O embaixador da República do Senegal na Itália, Papa Abdoulaye Seck, país que detém a presidência rotativa da União Africana, falou na abertura, em nome de África, enquanto a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional desta nação europeia, Marina Sereni, encerrou a cerimónia.
O evento foi marcado pela realização de uma conferência onde intervieram os escritores africanos Sami Tchak, do Togo, Azzano Fillai, da Tunísia, Ghada Al, do Egipto, Pap Khouma, do Senegal, e Jean Touadi Congo, da Itália, além de autores afrodescendentes que adoptaram a língua italiana e que destacaram o papel da cultura como instrumento de amizade, colaboração e registo da historia entre os povos.
O mundo literário africano vive actualmente um período positivo. Em 2021, alguns dos mais importantes prémios literários internacionais foram atribuídos a escritores africanos. Trata-se do Prémio Nobel da Literatura (tanzaniano Abdulrazak Gurnah), Prémio Goncourt francês (Mohamed Mgoubar Sarr) e Prémio Booker Internacional (David Diop).Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
Angola está a prestar uma atenção especial às Zonas Húmidas que fazem parte do ecossistema marinho e costeiro, priorizando, neste âmbito, a protecção e a conservação destas áreas, através de acções de reflorestação e conservação de mangais.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
Angola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O país vai prosseguir com a prospecção e exploração de metais preciosos com destaque para o ouro, prata, platina e outros, cuja transformação com vista a agregação de valor passa necessariamente pela utilização de refinarias.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
O Presidente João Lourenço instou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a comunidade internacional a procurar um cessar-fogo incondicional na guerra entre Moscovo e Kiev, defendendo que “o mundo não suporta” um conflito “no coração da Europa”.
O Presidente da República, João Lourenço, destacou, nesta segunda-feira, em Lisboa, as políticas do Executivo para a protecção da economia azul, referindo que “Angola vem dando, nos últimos anos, passos significativos no sentido de reduzir a queima dos combustíveis fosseis para a produção de energia eléctrica.