Regiões

Linha de 400 MW de energia abrange zonas mais recônditas

Flávia Massua | Saurimo

Jornalista

A iniciativa do Governo Provincial da Lunda-Sul de criar uma linha de condução de 400 megawatts de energia eléctrica para abranger até às zonas mais recônditas da província e acelerar o desenvolvimento nesta região, foi aplaudida por dezenas de cidadãos que ouvidos pelo Jornal de Angola.

22/01/2023  Última atualização 07H50
Energia está a ser levada às zonas mais distantes da cidade © Fotografia por: Edições Novembro
A informação foi prestada pelo chefe de departamento de Infra-estruturas e Conservação, afecto ao gabinete de Construção, Agostinho Tanda, que garantiu , pela quantidade de  energia que "poderá igualmente a província, fornecer as localidades vizinhas pertencentes às províncias da Lunda-Norte e Moxico.

O parque de energia solar, em construção na cidade de Saurimo, cujas  obras atingiram os 70 por cento de execução física e a arrecadação de mais sistemas termo-eléctricos, são, entre outras, as fontes citadas, para o aumento da oferta do produto básico de consumo para as populações.

Actualmente, segundo o director da Empresa Nacional de Distribuição de Energia ENDE, Cristiano Santana, a província tem um total de 39 megawatts. Em 2018, a província contava com apenas 19, sendo que de lá para 2022, o sector energético cresceu 22 por cento.

No período em balanço, foram instalados 100 postos de transformação  e implementados vários sistemas de iluminação pública nas comunidades o que, na sua opinião, o sector deu passos significativos, que pretendem melhorar, de acordo com as necessidades de determinadas localidades da província.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões