Desporto

Liga dos Campeões: Petro viaja hoje para Brazzaville

António Cristóvão

Jornalista

O plantel principal de futebol do Petro de Luanda viaja hoje à tarde para Brazzaville, capital da República do Congo, onde joga no próximo sábado, às 17h00, no Estádio Alphonse Massamba Debat, com a AS Vita Club, da RD Congo, em desafio pontuável para a segunda jornada do Grupo A da Liga dos Clubes Campeões Africanos.

16/02/2023  Última atualização 08H00
Campeão realiza esta manhã o último treino antes da viagem para o palco do jogo de sábado © Fotografia por: vigas da Purificação/Edições Novembro

Amanhã à tarde, no horário do desafio, a agremiação do Eixo Viário cumpre o tradicional treino de reconhecimento para a adaptação à relva artificial do recinto.

Antes do embarque para Brazzaville, os tricolores cumprem, a partir das 9h00, um treino intensivo para a recuperação do sector defensivo e as saídas pelas laterais para as acções ofensivas, com o intuito de melhorar a qualidade das jogadas combinadas e a eficácia dos avançados.

A preparação começa com as habituais corridas de aquecimento para a manutenção da condição física, seguida de exercícios com bola para melhorar a circulação, o passe e a recepção com pressão de um ou mais companheiros.

Ontem, os tricolores ensaiaram os esquemas tácticos para ultrapassar o adversário no campo "arrendado”, na cidade de Brazzaville, devido à interdição dos estádios da RDC pela Confederação Africana de Futebol (CAF).

No treino realizado no campo Osvaldo Saturnino de Oliveira "Jesus”, no bairro Madame Bergman, o técnico Alexandre Santos orientou os exercícios tácticos para a organização do jogo defensivo e ofensivo. A preparação serviu para observar a capacidade técnica, táctica e a condição física dos atletas.

O desafio entre as equipas congolesa democrática e angolana vai ser dirigido por um trio egípcio. Para o efeito, a Confederação Africana de Futebol (CAF) nomeou Mamei Maarouf Eid Mansou (principal), Ahmed Tawfik Teles Ali e Youssef Wahid Elbosaty (assistentes).

Ahmed Elghandour (egípcio) é o quarto árbitro, Eusébio Engono Nguema (equato-guineense) o árbitro reserva, enquanto para comissário ao jogo, a CAF indicou o congolês Joseph Mandzioukouta.

Para coordenador-geral do desafio, foi nomeado Helly Zafinimanga, do Madagáscar, e Almoustapha Mamane Idi (Níger) é o novo oficial de segurança da partida, também indicado pela CAF.

O AS Vita Club ocupa a primeira posição do campeonato da RDC, com 31 pontos, enquanto o Petro de Luanda lidera o Girabola com 38.

 Adversário do tricolor lidera Liga 1 da RDC

O AS Vita Club de Kinshasa, adversário do Petro de Luanda, ocupa a primeira posição da tabela classificativa da Liga 1 da República Democrática do Congo (RDC), com 31 pontos.

Em 11 jogos disputados na competição interna, o Vita Club venceu dez desafios e empatou um. A equipa, que ainda não perdeu, marcou 17 golos e encaixou cinco.

Os opositores do Petro são seguidos pelo Saint Eloi Lupopo, com 22 pontos e menos um jogo, ao passo que o FC Renaissance está no 20º e último lugar da tabela classificativa, com dois pontos.

Para a 11ª jornada da Liga 1, o Vita Club deslocou-se à cidade de Likasi, no Alto Katanga, no passado dia 24 de Dezembro, onde venceu o Saint-Eloi Lupopo por 2-1, no Estádio de Kikula. Enquanto isso, a Confederação Africana de Futebol (CAF) remarcou para 3 de Março, às 20h00, o jogo entre o Wydad AC, campeão africano, e AS Vita Club de Kinshasa, no Estádio Mohammed V, na cidade de Casablanca, para a conclusão da ronda inaugural da série A da Liga dos Clubes Campeões. As equipas não jogaram no final de semana passado devido ao envolvimento do campeão africano no Mundial de Clubes, disputado em Marrocos.

A segunda ronda da Liga dos Clubes Campeões Africanos abre amanhã, às 20h00, no Estádio 5 de Maio de 1962, na Argélia, com o desafio JS Kabylie - Wydad AC.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto