Política

Líder parlamentar dos Grandes Lagos inicia hoje visita ao país

A presidente do Fórum dos Parlamentares da Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL), Jemma Nunu Kumba, inicia, hoje, uma visita de trabalho de cinco dias ao país, destinada à partilha de experiência em vários domínios.

22/05/2023  Última atualização 08H26
O primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, Américo Cuononoca, recebeu a líder do FP-CIRGL, Jemma Nunu Kumba © Fotografia por: DR

Jemma Nunu Kumba, que chegou, ontem, a Luanda, acompanhada por uma delegação composta por deputados do Parlamento da Região, foi recebida no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro pelo 1º vice-presidente da Assembleia Nacional, Américo Cuononoca, de quem recebeu cumprimentos de boas-vindas e pediu que desfrute da cultura angolana.

"Desejamos-lhes boas-vindas a Angola. Auguramos que nos próximos cinco dias de convivência possam partilhar os vossos conhecimentos connosco. No entanto, queremos que se sintam à vontade como se estivessem no vosso país. Portanto, os angolanos acolhem-vos com muita alegria”, sublinhou Américo Cuononoca.

Em declarações à imprensa, Jemma Nunu Kumba afirmou tratar-se de uma visita de cortesia, avançando que a mesma vai servir para, entre outros assuntos, apresentar ao Presidente da República, João Lourenço, os resultados da última reunião da Região dos Grandes Lagos que o Sudão do Sul albergou.

A também presidente de transição nacional do Sudão do Sul tem ainda na agenda encontro com a líder da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, com quem, explicou, pretende trocar experiências parlamentares.

"Vamos, entre as presidentes, partilhar experiências. Ora, esta visita, também, se enquadra no esforço de aprendizagem para que os parlamentares possam interagir e aprender uns com os outros. Por isso, agradeço o Parlamento angolano por nos albergar e por ter criado todas as condições para que essa visita fosse uma realidade”, regozijou-se Jemma Nunu Kumba.

Jemma Nunu Kumba tornou-se na primeira mulher a presidir o Parlamento do Sudão do Sul, quando foi nomeada em 2021 pelo Presidente Salva Kiir.

O FP-CIRGL é uma organização interparlamentar que reúne Parlamentos nacionais dos 12 Estados-membros da CIRGL, nomeadamente, Angola, Burundi, Congo,  República Centro-Africana (RCA), República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Uganda, Tanzânia e Zâmbia.

O Fórum foi instituído a 4 de Dezembro de 2008, em Kigali, Rwanda, em seguimento da assinatura do Acordo Interparlamentar.

O órgão é constituído pela Assembleia Plenária, Mesa da Assembleia Plenária, Conferência dos Presidentes, Comité Executivo, Comissões e Secretariado-Geral.

Angola foi oficialmente convidada a membro do Fórum Parlamentar da Conferência sobre a Região dos Grandes Lagos em Janeiro de 2013. Aderiu ao órgão em Novembro de 2014.


António Gaspar

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política