Mundo

Líder da Turquia visita Washington em Maio

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, será recebido na Casa Branca, na primeira semana de Maio, no quadro das relações políticas e diplomáticas entre os dois países, anunciou, sábado, fonte oficial à agência France-Presse (AFP).

31/03/2024  Última atualização 09H00
Erdogan será recebido pela primeira vez por Joe Biden © Fotografia por: DR

O encontro de Erdogan e o Presidente Joe Biden será o primeiro na Sala Oval. As relações entre Washington e Ancara foram, recentemente, clarificadas após a Turquia, membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), ter aprovado a entrada da Finlândia e da Suécia na Aliança Atlântica.

No entanto, no processo de adesão da Finlândia e da Suécia, Biden e o Congresso norte-americano aprovaram a venda de aviões de combate F-16 à Turquia, pondo fim a meses de negociações entre Washington e Ancara.

Eleições municipais

Mais de 61 milhões de eleitores turcos são convocados, hoje, com a atenção centrada em Istambul, onde se prevê um aceso despique entre o actual presidente da câmara social-democrata e o candidato do islamista AKP. O mapa municipal alterou-se nas últimas décadas na Turquia, com o conservador e islamista Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), liderado pelo Presidente Recep Tayyip Erdogan, a dominar o Centro e Norte do país, enquanto o principal rival Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata e nacionalista) - que apresenta à reeleição em Istambul Ekrem Imamoglu, 52 anos - prevalece na parte Ocidental e Mediterrânica.

Nas últimas eleições municipais, em 2019, o AKP venceu em 740 municípios face aos 240 do seu rival, mas as vitórias decisivas centram-se nas zonas com maior população e peso económico, assinala a agência noticiosa EFE.

A conquista das câmaras municipais de Istambul e Ancara, pelo CHP em 2019, significou um duro revés para Erdogan, que agora centra o seu discurso na reconquista de Istambul. Com 16 milhões de habitantes, a cidade é o motor financeiro, social e cultural da Turquia, além de possuir um valor simbólico: entre 1994 e 1994 Erdogan foi presidente da Câmara Municipal, e foi nesta grande metrópole que iniciou a sua carreira política, num mandato algo turbulento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo