Mundo

Líder da junta no poder no Chade em Doha para assinatura do acordo de paz

JA Online

O líder da junta militar no poder no Chade, Mahamat Idriss Déby Itno, voou hoje para Doha, para a esperada assinatura de um acordo de paz com os rebeldes na segunda-feira, segundo o 'site' oficial da presidência do Chade.

05/08/2022  Última atualização 18H50
© Fotografia por: DR

O avião onde viajou descolou do aeroporto da capital, Ndjamena, por volta das 12:30 GMT, segundo a agência France-Presse.

As conversas entre o Governo e os grupos armados começaram em Março, após vários adiamentos, para encerrar décadas de agitação e instabilidade neste país com 16 milhões de pessoas, que passou por vários golpes de Estado.

No dia seguinte à morte do Presidente Idriss Déby Itno, morto na frente de combate contra os rebeldes em Abril de 2021, o seu filho, o general Mahamat Idriss Déby Itno foi proclamado Presidente do país, liderando, assim, o Conselho Militar de Transição composto por 15 generais.

Na altura, Mahamat Idriss Déby Itno prometeu eleições livres e democráticas no prazo de 18 meses, após um "diálogo nacional inclusivo" com toda a oposição política e todos os inúmeros movimentos rebeldes para a negociar a paz com cerca de 50 grupos armados.

Após cinco meses de negociações em Doha, a assinatura de um acordo de paz entre a junta militar no poder no Chade e os grupos armados está prevista para segunda-feira, segundo diplomatas e negociadores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo