Mundo

Líder da Junta Militar do Mali indulta os 49 condenados

O líder da Junta Militar do Mali, coronel Assimi Goita, perdoou, este sábado, aos 49 soldados marfinenses condenados por minar a segurança do Estado do Mali e conspirar contra o Governo.

08/01/2023  Última atualização 12H25
© Fotografia por: DR

O perdão ocorre uma semana depois que 46 desses soldados foram condenados a 20 anos de prisão. As três mulheres libertadas no início de Setembro foram julgadas à revelia e condenadas à morte.

Segundo a AFP, o porta-voz do Governo, coronel Abdoulaye Maiga, compartilhou a notícia na televisão nacional do Mali. "Sua Excelência o coronel Assimi Goita, Presidente da Transição e Chefe de Estado, concedeu indulto com remissão total das penas aos 49 marfinenses condenados pelos tribunais do Mali”

"Este gesto, demonstra uma vez mais o seu apego à paz, ao diálogo, ao pan-africanismo e à preservação das relações fraternas e seculares com os países da região”, acrescentou o Coronel Abdoulaye Maiga.

Os 49 soldados foram detidos em Julho quando foram trabalhar para a Sahelian Aviation Services, uma empresa privada contratada para operar no Mali pelas Nações Unidas. O prazo de 1 de Janeiro estabelecido pela CEDEAO para o Mali libertar os soldados foi perdido, mas organização decidiu não sancionar o país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo