Política

Líder da JMPLA apela à juventude a promover a paz e o desenvolvimento

Manuel Barros| Cacuaco

O primeiro secretário Nacional da JMPLA, braço juvenil do partido no poder, apelou, ontem, aos jovens angolanos a tornarem-se verdadeiros promotores da paz e agentes de desenvolvimento.

17/03/2023  Última atualização 09H45
Primeiro secretário nacional da JMPLA (à direita) percorreu as ruas do Distrito do Kikolo © Fotografia por: Cedida

Crispiniano dos Santos trabalhou no município de Cacuaco, província de Luanda, onde, entre outras actividades desenvolvidas, visitou as estruturas de base daquela organização e manteve contacto com os militantes e simpatizantes da organização de que é dirigente, no Distrito Urbano do Kicolo.

"Todos nós devemos ser aliados do desenvolvimento do nosso país. Devemos apoiar o Presidente da Republica, João Lourenço, sobretudo nas políticas que têm sido implementadas a nível do nosso país, e que estão a mudar, de forma significativa, a vida de muitas famílias angolanas”, afirmou.

A visita de Crsipiniano dos Santos em Cacuaco começou no Distrito Urbano do Kikolo, onde, em companhia do administrador distrital local, Nhanga Pedro João, inspeccionou o comité distrital da sua organização.

O número um da JMPLA exortou os militantes a compor núcleos nos bairros, onde os jovens podem debater sobre os problemas que mais afligem a sua comunidade para, dessa forma, poderem informar as entidades de direito.

Segundo o dirigente, "os núcleos da JMPLA representam as estruturas dos bairros da nossa organização, porque são elas que lidam directamente com os problemas da comunidade”, razão pela qual se vai implementar o programa "Sábado no Meu Núcleo”, que vai permitir que a juventude discuta em fórum próprio os reais problemas da comunidade, como a distribuição de água potável, escolas, habitação, emprego, etc.

O responsável nacional da JMPLA também efectuou uma visita ao interior do mercado do Kicolo, tendo percorrido vários sectores de venda que o compõem e aproveitado a oportunidade para deixar uma palavra de incentivo aos jovens empreendedores a não pararem com a actividade comercial que desenvolvem e incentivar outros a seguirem os mesmos passos.

Seguidamente, Crispiniano dos Santos visitou, em companhia de Auxílio Jacob, o administrador municipal de Cacuaco, as obras desenvolvidas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), onde puderam apreciar os trabalhos do recém-inaugurado Centro Materno Infantil de Cacuaco.

Na sequência, a comitiva dirigida pelo primeiro secretário nacional da JMPLA percorreu os troços totalmente betonados da via Wade Adams/IBA/Centro de Saúde do Kikolo e travessas, via do mercado do Kikolo/estrada da Pedreira e ainda a via Cerâmica/Hospital Municipal, com passagem pela Só Escapes e pelo complexo habitacional da Ecocampo.

 

Visita ao Sequele

O Distrito Urbano do Sequele também recebeu a visita do mais alto dirigente da JMPLA, onde foi constatar a execução física do Centro Materno Infantil da Vila Cativa que, embora falte o apetrechamento a nível de material hospitalar, encontra-se já concluído, bem como ao bairro no Mulundu, na Comuna da Funda, antes de visitar o Posto de Saúde daquela localidade e do Centro Materno Infantil da comuna, um hospital de referência com uma capacidade de internamento para 60 camas e que atende, em média, 45 casos diários, isto, de acordo com Elias Costa, o director-geral do referido estabelecimento.

Depois das constatações, Crispiniano dos Santos considerou o município de Cacuaco como estando bem servido em termos de unidades sanitárias, escolas e estradas.

"Podemos circular no interior de vários distritos urbanos por estradas totalmente asfaltadas ou betonadas, isso demonstra um grande ganho, não só pela aplicação devida do PIIM, mas sim, para a população em geral, porque garante maior mobilidade de pessoas e automóveis. Além disso, constatamos que as estradas estão iluminadas e isso vai inibir os amigos do alheio e fazer com que o índice de criminalidade diminua consideravelmente”, disse.

Afirmou que os trabalhos em curso em Cacuaco devem servir de exemplo para outros agentes públicos para que estes possam desenvolver as actividades do género nas suas localidades, pois vislumbra-se que realmente as obras desenvolvidas estão a dar mais dignidade às populações e desenvolver o país.

Por sua vez, o administrador municipal de Cacuaco, Auxílio Jacob, disse estar a cumprir um dever de servidor público, sendo que a razão de ser da governação é responder às necessidades que as populações apresentam, tendo sido definido a nível do município, um modelo de interacção com os munícipes, para que se saiba realmente o que é urgente fazer.

Afirmou que da constatação dos munícipes, o resultado foi todas as obras desenvolvidas no município como estradas, escolas, hospitais, iluminação entre outras resultantes de auscultações.

Apelou que o objectivo fundamental disso é de procurar devolver dignidade ao cidadão de Cacuaco e trabalhar na perspectiva de mostrar perante a Nação que isso que acontece neste município é um trabalho de todos os munícipes e não apenas da administração municipal.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política