Mundo

Líder da Câmara vai concorrer à Presidência

A presidente da Câmara de Paris, a socialista Anne Hidalgo, anunciou, ontem, a candidatura às presidenciais francesas de 2022.

13/09/2021  Última atualização 09H30
Socialista Anne Hidalgo é origeinária de família espanhola © Fotografia por: DR
Anne Hidalgo fez o anúncio rodeada de militantes partidários num evento na cidade portuária de Rouen (Noroeste) no qual destacou as suas modestas origens numa família de origem espanhola que emigrou e o facto de a França lhe ter dado a oportunidade de crescer pessoal e profissionalmente, ao ponto de aspirar à mais alta posição de responsabilidade no país.

"Estou aqui para vos falar de França. Eu, uma mulher francesa nascida em Espanha, cheguei ao nosso país aos dois anos de idade e cresci em Lyon, num bairro da classe trabalhadora.
Recordou o seu pai, "um trabalhador dos estaleiros navais de Cádis”, a sua mãe, uma costureira, e o seu avô, "condenado à morte por um tribunal militar franquista” que transmitiu ao seu filho " amor pela França, o país das liberdades, da República e de Victor Hugo”.

A mulher franco-espanhola de 62 anos disse que agora está "preocupada com esta França que lhe deu a sua oportunidade” porque acredita que "o modelo republicano está a desintegrar-se e com este as protecções que foram sendo construídas ao longo da História” de França.

Na sua opinião, as liberdades estão a ser reduzidas. Em vez de igualdade há um aumento da injustiça e em vez de fraternidade o país "está dividido em grupos hostis, em comunidades separadas, em facções que mostram a sua amargura, a sua raiva, por vezes com tanta violência”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo