Desporto

Libolo dá pontapé na crise com golo solitário de Francis

Paulo Caculo

Jornalista

O Recreativo do Libolo deu, ontem, um "pontapé na crise" e afastou para longe do balneário os "fantasmas" das derrotas que assombraram a equipa desde a segunda jornada, ao derrotar o Sporting de Cabinda, por 1-0, em jogo de acerto à quarta ronda do Girabola'2020/2021.

28/01/2021  Última atualização 09H10
Jogadores da formação do Cuanza-Sul quebraram o jejum de vitórias e tiram “barriga da miséria” © Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro
Estavam decorridos 20 minutos, quando os libolenses, fruto da enorme pressão exercida junto à defesa dos leões de Cabinda, beneficiaram de uma falta na área, castigada com a marcação de grande penalidade. Francis, na cobrança, não se fez de rogado e marcou o único golo do jogo e o primeiro da equipa no campeonato.

A história do jogo entre libolenses e sportinguistas não se resume apenas ao golo. Assistiu-se, também, a períodos de equilíbrio e discussão pela posse da bola a meio do terreno, mas também a momentos de pressão alta junto de ambas as áreas.

Num jogo de muita paciência, em que as duas equipas pareciam adormecer no jogo mútuo, acabou por pertencer ao Libolo as maiores ocasiões de golo. Os contendores deixaram transparecer a imagem de estarem pouco interessados em assumir a iniciativa do jogo, facto que tornou a partida pouco interessante.

Em decorrência, os primeiros 45 minutos foram de futebol pouco atractivo, com ambos os conjuntos a arriscarem pouco no ataque e, fruto dessa atitude, a disporem também de escassas oportunidades para marcar.Na segunda parte, o jogo ganhou maior intensidade, embora ainda com poucas ocasiões claras de golo. Nesse período, a única grande situação iminente de golo pertenceu ao avançado Mussá, aos 56 minutos, com a bola a levar a sensação à baliza de Leo.

O Sporting também teve alguns momentos bons de jogo. Não se limitou a assistir. Fez pela vida, procurou de forma insistente visar a baliza contrária, mas faltou quase sempre arte e engenho às jogadas para finalizar com êxito na hora H.

A equipa da casa acaba premiada pelo maior atrevimento em campo, sobretudo, por ter a ousadia de arriscar mais que o adversário. Uma vitória que se ajusta ao labor patenteado pelos libolenses durante os 90 minutos, já que sobre os verde-e-brancos de Cabinda se deve deplorar a falta de clarividência ofensiva para descobrir as vias de acesso à baliza contrária.

Inicialmente agendado para 16 de Janeiro, o desafio entre Libolo e Sporting apenas se disputou ontem, em virtude de ter sido adiado na data prevista por dificuldades da equipa de Cabinda para viajar a Calulo. 

  Sétima ronda reserva partidas aliciantes 

A sétima jornada do Girabola'2020/2021, agendada para o fim-de-semana (sábado e domingo), reserva desafios aliciantes e a maioria pode resultar em mutações consideráveis no posicionamento das equipas na tabela de classificação.À excepção da liderança, ocupada actualmente de forma isolada pelo Petro de Luanda, com 15 pontos, do segundo ao último lugar, a escassa diferença pontual permite antever mudança de posições,  após o desfecho dos jogos.

Para a abertura da jornada, sábado, o Petro de Luanda mede forças com Recreativo da Caála, o Sagrada Esperança recebe o Bravos do Maquis, no Dundo, enquanto o Interclube procura dar sequência positiva à série de vitórias no confronto com o Sporting de Cabinda, no Estádio do Tafe.Ainda no sábado, o Wiliete desloca-se ao Estádio de Ombaka para medir forças com a Académica do Lobito, o Desportivo da Huíla joga diante do Libolo, no Ferrovia, ao passo que o Cuando Cubango FC e Baixa de Cassanje travam duelo pelo sétimo lugar, no Estádio dos Eucaliptos.

A ronda prossegue no domingo, no Estádio dos Kuricutelas, no Huambo, com o conjunto do Ferrovia do Huambo a recepcionar a equipa da Santa Rita e, em Luanda, no Estádio 11 de Novembro, com a visita do Progresso Sambizanga a "casa" do 1º de Agosto, que pode voltar aos jogos após cumprir a quarentena, como medida de combate à propagação da Covid-19.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto