Economia

Líbia recupera nível de produção de 1.200.000 barris

A Líbia recuperou o seu nível de produção petrolífera de antes do bloqueio das zonas petrolíferas, em Abril último, com uma produção diária de 1.200.000 barris, anunciou a Empresa Nacional Líbia de Petróleo (NOC).

04/08/2022  Última atualização 13H17
© Fotografia por: DR

"Graças aos grandes esforços envidados pelas empresas filiadas na Empresa Nacional de Petróleo e pelas equipas técnicas, estamos felizes por anunciar que as  taxas de produção atingiram níveis de antes do Estado de Força Maior, ou seja, 1.200.000 barris por dia”, regozijou-se a NOC num tweet publicado ontem.

O novo presidente do Conselho de Direcção da Empresa Nacional Líbia de Petróleo, nomeado pelo Governo de Unidade Nacional, Farhat Ben Gdara, anunciou um dia depois do seu empossamento, a 15 de Julho último, o fim dos fechos de todos os campos e portos petrolíferos.

Nessa ocasião, anunciou também o levantamento do Estado de Força Maior nestas zonas depois de três meses de bloqueio, na sequência das reivindicações políticas das populações circunvizinhas dos jazigos petrolíferos na Líbia.

Em meados de Abril último, estas pessoas vizinhas dos portos petrolíferos anunciaram a imposição de um bloqueio das actividades das instalações petrolíferas devido a considerações políticas ligadas à crise dos dois Governos rivais e a reivindicações relativas à repartição equitativa das receitas do ouro negro entre as províncias líbias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia