O Presidente brasileiro, Lula da Silva, foi submetido sexta-feira uma cirurgia bem-sucedida num hospital particular de Brasília para implantar uma prótese de quadril e corrigir problemas na cabeça do fémur causados por osteoartrite que lhe causavam dores permanentes.
O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, exonerou hoje o Chefe do Estado-Maior do Exército, Lassana Massaly, e nomeou para o cargo Horta Inta-a, escolhido há menos de um mês para Chefe Maior particular, segundo decretos presidenciais.
As autoridades líbias abriram uma investigação ao colapso de duas barragens que causaram inundações devastadoras na Líbia, sobretudo na cidade de Derna, onde continuam a ser retirados corpos, contabilizando-se já mais de 11 mil mortos.
"Asseguro aos cidadãos que, seja quem for que tenha cometido erros ou negligência, o Ministério Público irá certamente tomar medidas firmes, apresentar um processo criminal contra eles e enviá-los a julgamento”, disse em conferência de imprensa, na cidade de Derna, um magistrado, noticiou ontem a imprensa local.
No entanto, não é ainda claro como é que uma investigação deste tipo pode ser levada a cabo no país do Norte de África, que mergulhou no caos depois de uma revolta apoiada pela OTAN ter derrubado Muammar Kadhafi, em 2011. Durante a maior parte da última década, a Líbia esteve dividida entre administrações rivais – uma a Leste e a outra a Oeste – cada uma delas apoiada por milícias poderosas e patrocinadores internacionais.
Um dos resultados tem sido o abandono de infra-estruturas cruciais, mesmo quando as alterações climáticas tornam os fenómenos meteorológicos extremos mais frequentes e graves.
Jalel Harchaoui, especialista em Assuntos da Líbia no Royal United Institute, com sede em Londres, disse que uma investigação poderia representar "um desafio único” para as autoridades judiciais, podendo envolver os mais altos responsáveis da liderança no Leste e no Oeste da Líbia, onde coexistem dois governos paralelos.
Desde 2014, o Leste da Líbia tem estado sob o controlo do general Khalifa Hafter e do seu autodenominado Exército Nacional Líbio. Um governo rival, com sede na capital, Trípoli, controla a maior parte dos fundos nacionais e supervisiona os projectos de infra-estruturas, sendo que nenhum dos dois tolera a dissidência.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, declarou hoje estado de emergência devido às chuvas que estão a causar inundações repentinas em várias áreas da cidade, afetando os serviços de metro e autocarro e deixando estradas completamente intransitáveis.
O Ministério do Desenvolvimento da Alemanha prometeu, esta sexta-feira, doar cerca de 85,9 milhões de dólares em apoio à Comunidade Económica da África Ocidental (CEDEAO) para a consolidação da paz e o desenvolvimento económico, avançou, hoje, a Reuters.
O Supremo Tribunal Federal do Burundi iniciou, quinta-feira, o julgamento do antigo primeiro-ministro, Alain-Guillaume Bunyoni, acusado de minar a segurança nacional e insultar o presidente, informou o Africanews.
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, declarou hoje estado de emergência devido às chuvas que estão a causar inundações repentinas em várias áreas da cidade, afetando os serviços de metro e autocarro e deixando estradas completamente intransitáveis.
O novo “Título do Veículo Automóvel”, documento que vai passar a identificar, doravante, as características físicas das viaturas e os dados essenciais do proprietário, foi lançado, esta sexta-feira, na Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.