Cultura

Lev’Arte promove actividade no Lobito

Júlio Gaiano | Lobito

Jornalista

O movimento cultural Lev’Arte de Benguela promove amanhã, uma noite de poesias à volta da fogueira, na escola do II ciclo do ensino secundário “Santa Dorotéia”, na Caponte, município do Lobito, inserida no centenário de António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola.

15/09/2022  Última atualização 09H13
© Fotografia por: DR

O anúncio foi feito ontem, ao Jornal de Angola, pela coordenadora da instituição, Rosa Lukanda, para quem o evento visa estimular a nova geração a ter o gosto pela leitura.

"Vamos viver um ambiente de muita poesia, além de outras obras de arte  associadas à cultura nacional. Os concorrentes estarão abertos a declamar a poesia da sua autoria, mas para dar maior simbolismo ao certame, a organização garante prémios surpresa para as cinco melhores obras ligadas àquele que foi o fundador da Nação”, contou.

A responsável do Lev’Arte, na província de Benguela garante que para a actividade, foram convidados académicos ligados a diferentes áreas do saber, bem como políticos, autoridades tradicionais, entidades eclesiásticas e outras figuras da sociedade lobitanga, com conhecimento sólido sobre feitos protagonizados pelo então Presidente de Angola.

"Nesse movimento da ‘poesia em volta da fogueira’ vai ser uma noite puramente cultural. Onde, além da literatura, artes cénicas e outras acções ligadas à letra, vai se falar da vida e obra de Neto. A associar a isto, os participantes vão degustar os ‘quitutes’ da terra, tendo como sobremesa a ginguba, a cana, a batata-doce, a banana, a massaroca e demais produtos cultivados nos quintais das nossas casas, nas ‘nakas’ e noutras terras agrícolas de sustentação familiar”, precisou.

É de lembrar que o Lev’Arte é um movimento cultural de âmbito nacional e sem fins lucrativos, fundado a 20 de Julho de 2006, na cidade capital (Luanda). Tem como principais objectivos incentivar a escrita e a literatura, para além de harmonizar o comportamento das pessoas através da arte.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura