Desporto

Leões procuram travar força dos maquisardes

Sérgio V. Dias | Huambo

Jornalista

Sporting de Cabinda e FC Bravos do Maquis do Moxico defrontam-se hoje, no Tafe, num dos duelos que abre a terceira jornada do Girabola 2020/21 e que marca, igualmente, a estreia oficial da formação leonina na presente época futebolística.

09/01/2021  Última atualização 08H25
Sporting de Cabinda estreia na prova esta tarde no Tafe diante do FC Bravos do Maquis © Fotografia por: Edições Novembro
Os leoninos enfrentam uma equipa maquisarde orientada tecnicamente por Zeca Amaral e que se refaz ainda da eliminação pelo Motema ya Pembe do Congo Democrático na Taça da Confederação, prova que dá acesso ao troféu Nelson Mandela. Se por um lado o Sporting ainda não chegou a efectuar esta época qualquer jogo oficial na prova o FC Bravos do Maquis tem a seu favor o facto de carregar já duas jornadas sobre as pernas.

 Após a derrota no arranque da prova frente ao Petro, que se delicia ainda pelo acesso à fase de grupos da "Champions League”, após afastar o Nkama FC da Zâmbia, na segunda eliminatória desta maior prova de clubes da Confederação Africana de Futebol (CAF), a formação da cidade das Chanas do Leste obteve a seguir uma vitória suada na deslocação ao Estádio do O'mbaka, em Benguela, frente a Académica do Lobito. Apesar disso, no duelo desta tarde, com início marcado para as 15h30', os leões vão procurar levantar a sua juba e, assim, somarem os primeiros três pontos para alegria dos seus aficionados. Bom jogo em perspectiva e onde se prevê uma luta férrea pelo triunfo. Noutro confronto desta tarde, aprazado para as 16h00', em Benguela, a Académica do Lobito recebe a visita do Recreativo do Libolo, agora moldado à Romeu Catato Filemôn. Advinha-se uma luta titânica pelos três pontos no mesmo.

 Depois do empate consentido frente ao Sagrada Esperança e da derrota com o Maquis, ambas em casa, a equipa orientada por Águas da Silva vê-se obrigada a somar três pontos frente aos libolenses e assim galgar alguns passos na tabela de classificação. Aliás, a incómoda 13ª posição que os "academistas” ocupam na tabela de classificação, com um ponto, pode, de certo modo, espevitar o conjunto da vila de Calulo, que vai procurar, a todo custo, livrar-se da cauda da tabela. A vitória pode coroar esse desejo da equipa do Cuanza- Sul, que segura nessa altura a lanterna-vermelha sem qualquer ponto.

 No outro jogo desta tarde, que oporá nos Coqueiros, em Luanda, o Progresso do Sambizanga ao Santa Rita de Cássia do Uíge, as 16h30', apesar do 11º posto que ocupa na tabela de classificação, com um ponto, os sambilas são, claramente, favoritos diante do católicos. Ainda assim, terão de provar esse desiderato, em campo, pois a equipa da cidade cafeícola, sob o protótipo da padroeira das causas impossíveis pode desfeitear o seu oponente, mesmo actuando na condição de visitante.

Aliás, depois dos empates obtidos em Benguela, frente ao Wiliete SC local, e no seu reduto, diante da Cáala, é legítimo esperar que os católicos joguem em Luanda para discutir palmo-a-palmo os três pontos.A ronda três do Girabola 2020/21 reserva ainda para amanhã os jogos Ferrovia do Huambo - Sagrada Esperança, Recreativo da Cáala - Interclube e Cuando Cubango FC - Desportivo da Huíla, respectivamente.

 O Petro de Luanda, actual líder do campeonato com seis pontos, recebe na próxima terça-feira, no Estádio Nacional 11 de Novembro, a Baixa de Cassanje de Malanje, que promete uma luta férrea e consequentemente travar o ímpeto dos tricolores.Já o confronto entre 1º de Agosto e Wiliete de Benguela foi adiado devido a quarentena a que está submetida a equipa militar, após a disputa da última eliminatória da Liga dos Campeões, em que foi afastada pelo Kaizer Chiefs da África, face a derrota de 1-0 no 11 de Novembro e empate 0-0 no reduto do adversário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto