O novo reforço do Chelsea, Enzo Fernández, mostrou-se muito grato, esta quarta-feira, por ter sido contratado pelo emblema londrino, no último dia da janela de transferências.
O internacional angolano, de 23 anos, Laurindo Aurélio (Depú) foi oficializado, terça-feira, como reforço do Gil Vicente, tendo assinado contrato válido por três épocas e meia, com o clube que actua na primeira Liga portuguesa.
O Qatar voltou a perder, desta vez diante do Senegal (1-3), e tem a eliminação do Mundial caseiro, praticamente consumada. O conjunto do Médio Oriente só quis alguma coisa com o jogo, depois de estar a perder. Demasiado tarde, perante um Senegal cheio de bom futebol. Sem surpresas, o conjunto africano entrou muito mais organizado no desafio.
A equipa de Aliou Cissé deixou uma grande imagem no encontro com os Países Baixos, na primeira jornada, mas faltou eficácia. Com uma capacidade de ter bola, igualmente elevada, e mais espaço para jogar, a turma do Senegal soube ficar confortável num encontro, desde o apito inicial.
O Qatar apresentou-se mais recuado e com muitos erros na construção ofensiva. Durante a primeira meia hora, os campeões africanos foram muito disciplinados e apresentaram-se com várias soluções ofensivas.
Quer a explorar as subidas de Sabaly ou Jakobs, ou pela zona interior Gana Gueye e Diédhiou, o Senegal não permitiu que o Qatar pudesse pausar o jogo e respirar. Apesar de jogar em casa, os cataris somaram erros atrás de erros, mas também se podem queixar de um penálti a que Mateu Lahoz fez vista grossa, sobre Afif.
Festa em Dakar
O lance poderia levar o Qatar para um outro nível de motivação, mas o deserto de oportunidades dos organizadores do mundial manteve-se e o Senegal agradeceu. A equipa africana aproveitou uma falha de todo o sector defensivo catari para se adiantar no marcador bem perto do intervalo. Boulaye Dia foi letal, como os avançados devem ser, e deu vantagem ao Senegal.
O pragmatismo e a concentração dos Leões de Teranga vieram reforçados do intervalo. Logo aos 48 minutos, Diédhiou adiantou o marcador com um golpe de cabeça, perfeito. O jogo pareceu estar controlado, mas o Qatar soube reagir. Numa missão que ainda não tinha sido demonstrada, a equipa de Félix Sánchez começou a subir linhas, pressionar, recuperar mais bolas e causou muito perigo. Até aos 60 minutos, o Qatar ainda não tinha conseguido efectuar um remate enquadrado, mas depois daí obrigou Mendy a mostrar os seus créditos. Muntari conseguiu reduzir e ainda faltavam 12 minutos para os 90.
A previsão de um jogo aberto tornou a partida mais anárquica e aí prevaleceu a qualidade dos africanos. O Qatar deu muito espaço na retaguarda e Bamba Dieng aproveitou para fechar o resultado. O Senegal consegue a primeira vitória africana no Mundial e tem a qualificação nas mãos, pois na última jornada desta fase de grupos vai enfrentar o Equador.
Arbitragem
Mateu Lahoz teve um critério largo no jogo e acabou por estar ligado de forma directa na partida com o lance de uma possível grande penalidade sobre Afif. O juiz espanhol considerou carga normal e o jogo continuou 0-0. Pouco depois o Senegal marcou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Senegal venceu o Madagáscar, na meia-final, por 1-0, esta terça-feira, no Estádio Nelson Mandela, em Baraki, em Argel e juntou-se à Argélia na final do Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores a actuar nas ligas internas (CHAN).
A Argélia é a primeira finalista do Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores a actuar em ligas internas (CHAN), tendo garantido a passagem à próxima fase, esta terça-feira, depois de golear, por 5-0, diante do Níger, no Estádio Miloud Hadefi em Oran.
O lateral do Manchester City, João Cancelo, chegou a Munique para reforçar o Bayern, esta terça-feira, por empréstimo, num acordo que prevê a opção de compra, podendo rondar os 70 milhões de euros, avançou a imprensa britânica.
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Jorge Kute é o novo director provincial adjunto, na província do Uíge, informou o Ministério do Interior (MININT), esta quinta-feira, depois de ter sido apresentado pelo subcomissário de investigação, Nelson Fernandes da Costa, titular do SIC local.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.
O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República defendeu, quarta-feira, em Luanda, maior aproximação da Constituição da República de Angola (CRA) aos cidadãos, para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática, de paz e igualdade.