Os cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
Ismael Mateus lançou, na sexta-feira, no Palácio de Ferro, em Luanda, três obras no mercado literária, nomeadamente “Diário de Amores e Mentiras”, “Vidas de Mafumeira” e “Recados para os meus amigos políticos”, assim como a reedição dos livros “Sobras de Guerra”, “Laços de Sangue”, “Experiencias de Sentir” e “Paixões e Desencantos”, os dois últimos de poesia.
O teatro, música, declamação de poemas, artes plásticas e gastronomia angolanas foram agregadas ao momento. Ismael Mateus agradeceu os patrocinadores e amigos que o ajudaram na edição das obras "Vidas de Mafumeira”, "Diário de Amores e Mentiras” e " Recados para os meus amigos políticos”, designadamente Endiama Mining, Sociedade Mineira do Catoca e Edições Novembro. Na cerimónia, o autor ofereceu 150 livros ao projecto "Um Livro, uma Criança, muitas leituras” representado pelo jornalista Rui Ramos.
Luísa Rogério apresentou o livro de contos "Vidas de Mafumeira” realçando a ténue barreira entre o texto jornalístico e do escritor.
A jornalista recorre ao simbolismo da Mafumeira, árvore frondosa lugar onde as famílias se reúnem para resolverem diferentes problemas, assim como a capacidade congregadora do Mafuma, o autor dos contos "A toca do Escriba”, " O Funeral”, "A Nomeação”, "A Profecia da Verdade” e "A Mulher Rica e a Mulher Sá-bia”, que podem ser lidos em "Vidas Mafumeira”
A editora Natália Henriques, pela NH Conteúdos, apresentou o romance "Diário de Amores e Mentiras”. Antes falou da transição que teve na sua relação com Ismael Mateus, primeiro como jornalista e depois como um executivo, desconhecendo o lado criativo como escritor. A mestiçagem e os conflitos culturais conduzem esta obra segundo a editora.
A figura central é João Napoleão cuja vida acaba por se revelar um enredo de amores e mentiras. A história de um jovem mestiço nascido em Luanda, mas criado na Marinha Grande, num ambiente de discriminação racial, que mais tarde regressa a uma Luanda que desconhece, sem amigos nem parentes por perto.
O último livro a ser apresentado foi "Recados para os meus amigos” e na primeira pessoa, Ismael Mateus falou da obra que teve como base os textos publicados às segunda-feiras no Jornal de Angola, nos últimos dois anos.
Em declarações, ao Jornal de Angola, o autor disse que "não foi preciso muito exercício porque senti que era interessante pegar nalguns textos sobretudo os de política, e entendi que era importante trazer neste formato”.
Na nota do editor, referente ao livro patrocinado pela Edições Novembro, realça que "o autor apresenta-os como a sua contribuição à reflexão sobre política nacional, tanto nos grandes temas como em relação à vida interna e desafios dos principais partidos. O autor desafia igualmente os seus críticos a verificarem a sua persistência e continuidade em abordar sempre com reflexão crítica determinados assuntos, na sequência de colectâneas anteriores de sua autoria como o "Bué de Bocas” e "Cidadão Ismael Vol I e II”.
A cerimónia de lançamento dos livros iniciou com um monólogo, baseado em contos da autoria de Ismael Mateus e centrado em "Zungueiro Celestial”, onde o funeral do João Trinta é o enredo principal. A dupla Ernesto Gouveia e Ana Moçambique conduziu a cerimónia e du-rante as apresentações das obras literárias foram intercaladas com música angolana, numa proposta da Nova Energia. Lito Graça, Raul Tollingas, TeddyNsingui e outros integrantes da Banda do Show do Mês foram os responsáveis pela animação dos presentes.
Ismael Mateus nasceu, em Luanda, a 6 de Julho de 1963. É membro fundador do Sindicato de Jornalistas Angolanos (UJA) e é membro da União dos Escritores Angolanos (UEA). Jornalista desde 1981 tem publicado textos de opinião desde 1985, inicialmente na Rádio Nacional de Angola, sob os títulos "Dia a Dia na Cidade” e "Bué de Bocas” e, depois, na Luanda Antena Comercial (LAC), sob o título "Recados para o meu Chefe”.
Enquanto autor, Ismael Mateus tem diversas obras publicadas, designadamente colectâneas de crónicas publicadas na imprensa, poesia, contos e romances, perfazendo mais de dez livros e a organização da colectânea "Angola, a Festa e o Luto”. Em colectâneas "Bué de Bocas” (1991); "UNITA Que Futuro?” (2002); e "Cidadão Ismael”, Volumes I e II (2020) e agora "Recados para os meus amigos políticos”(2022). Em poesia, o autor publicou "Experiências do Sentir” (2005) e "Paixões e Desencantos (2019). Romances publicados: "Tempos de Ya Kala Ya” (2001); "Sobras da Guerra” (2003); "Laços de Sangue” (2011); e "Diário de Amores e Mentiras” (2022). Contos, o autor publicou "Cinco Dedos de Vida” (2012), e volta agora com o título "Vidas da Mafumeira”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO crescente interesse de turistas nacionais e estrangeiros por visitar o projecto “Galeria do Semba”, tem tornado aquele espaço, localizado no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no Rangel, em Luanda, numa paragem obrigatória pela configuração museológica na conservação do acervo iconográfico e sonoro do semba, um dos estilos mais apreciados na actualidade.
A comissão directiva da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) está preocupada com as infiltrações causadas pelas águas das chuvas que estão a aumentar o estado de degradação do edifício Mendes & Valladas, obrigando a uma intervenção urgente para que seja preservado.
Manuel Rui é a proposta para a primeira edição de 2023 do projecto “Noite de Poesia”, da Fundação Arte e Cultura, que se realiza hoje, entre às 18h00 e às 20h30, durante um recital com as obras literárias do escritor, no Wyza Anfiteatro, daquele instituição cultural.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
O director-geral do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) anunciou, domingo, em Luanda, que a actividade clandestina, prestada por intermediários, que aliciam cidadãos com a garantia de atendimento mais célere à porta das unidades dos postos da instituição, têm os dias contados.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).