Cultura

Legado de António Agostinho Neto em jornada de reflexão sobre o teatro

Manuel Albano |

Jornalista

Um ciclo de palestras sobre a “História do Teatro Angolano” será promovida pelo Centro Cultural António Agostinho Neto, em Catete (CCAAN), a partir de hoje, às 10h00, no seu auditório, enquadrada nas jornadas comemorativas do centenário do primeiro Presidente de Angola, que se assinalam a 17 de Setembro.

10/06/2022  Última atualização 11H30
História do teatro angolano é tema de diversos debates a terem lugar no Centro Cultural António Agostinho Neto © Fotografia por: DR
Para a abertura está agendada a palestra "O Teatro Angolano - Percurso Histórico e suas Características”, que terá como oradores o Presidente da Associação Angolana de Teatro (AAT), Adelino Caracol, e o professor da Faculdade de Artes da Universidade de Luanda, Africano Kangombe. Para moderar foi convidado o actor e encenador Simão Paulino.

Para o dia seguinte, segundo o programa das actividades, está prevista a realização da cerimónia de abertura da Temporada Infanto-juvenil, às 10h00, no pátio do CCAAN, com a presença da Administradora Municipal de Icolo e Bengo, Humberta Paixão.

O programa cultural, O director do Centro Cultural, Isaías Cristóvão, em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, disse que a iniciativa tem como objectivo transmitir aos estudantes do primeiro ciclo do ensino de base conhecimentos sobre a vida e obra do Fundador da Nação, António Agostinho Neto.

O projecto, disse, é extensivo a todos os municípios, como forma de transmitir às crianças o legado do primeiro Presidente da República e Fundador da Nação, como escritor, médico e político.

De acordo com Isaías Cristóvão, para o dia 17 deste mês, está marcado a realização da segunda palestra, a mesma hora e local,  subordinada ao tema: "As Etapas do Teatro Angolano, os Grupos, Percursos e as suas Figuras (Actores, Encenadores e Dirigentes)”. Os oradores do tema são o escritor e dramaturgo Noa Wete e o encenador do grupo Pitabel, Adérito Rodrigues (Bi), enquanto o coordenador da Associação Angolana de Teatro da província de Luanda, Francisco Caculo, será o moderador.

Para o dia 24, está agendado o debate sobre "Característica e Tipo de Peças, Troca de Experiência entre os Grupos”, com o subtema "Prémios e Participações dos Grupos nas Actividades Culturais, Casas e Salas de Espectáculos”. Para este tema, foram convidados a dissertar os encenadores e directores Walter Cristóvão e Armando Rosa, que terão como moderador o docente universitário da Faculdade de Artes da Universidade de Luanda, Pinto Simba.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura