Cultura

Laysa Marques expõe “O legado de Chissomo”

Armindo Canda

Jornalista

A artista Laysa Marques apresenta, amanhã, às 19h00, a primeira exposição de pintura intitulada “O legado de Chissoma”, na Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura (FAC), na Ilha do Cabo, em Luanda.

14/05/2024  Última atualização 11H10

Depois da inauguração, os estudantes do curso de teatro da FAC vão oferecer o "Momento Plus” , com a encenação de uma peça original denominada "Esta é a minha herança”.

De acordo com o director artístico do LiterArte e mentor de Laysa, Jardel Selele, em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, nesta primeira exposição individual, a artista vai apresentar uma materialização de um pensamento inovador através das peças a serem expostas.

Jardel Selele referiu que "O legado de Chissoma” é uma história revelada no figurativo, abstracionismo e impressionismo, onde Laysa demonstra saber, e mergulha em diversos estilos, embora sem se afirmar num que a possa caracterizar.

A exposição, adiantou, é fruto de muitos estudos e pesquisas feitas por esta artista promissora nas artes plásticas. Nas 13 obras, sublinhou, Laysa usa técnicas mistas e óleo sobre tela e, para além da mostra de pintura, vai apresentar, ainda, dez desenhos em papel trabalhado com lápis de grafite.

Na primeira exposição, ressaltou, a artista vai mostrar um pouco da influência dos grandes pintores como Joan Miró, Van Gogh e Eduard Munch. E com o toque do pincel os prosélitos das belas artes vão poder acompanhar, através da pintura, a história de Marcos Chissoma, um coleccionador e apreciador de arte, que teve uma grande influência no desenvolvimento do trabalho dos artistas.

"Laysa foi uma grande e excelente aluna, e com a inauguração desta exposição individual vai provar o quão grande era o sonho que teve de se tornar artista. Hoje tenho muito orgulho dela”, partilhou o mentor. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura