Cultura

Lançamento de iniciativa literária nas prioridades do grupo Danari

Analtino Santos

Jornalista

A escritora, estilista e produtora de eventos, Iracema Cordeiro, garantiu, segunda-feira, em Luanda, que o lançamento do projecto literário “Viagem no Tempo” e a segunda edição do “Mentalidade Afro” serão levados a cabo, no primeiro trimestre, deste ano, pelo grupo Danari.

17/01/2023  Última atualização 10H07
Iracema Cordeiro publica contos inspirados no quotidiano © Fotografia por: DR

Iracema Cordeiro, conhecida nas lides literárias por "Popoleta”, afirmou que "Viagem no Tempo” é um projecto com diversos contos curtos sobre uma grande diversidade de histórias reais vivenciadas por milhares de pessoas. "A ideia é verem as histórias com olhos de quem as vive explicando o melhor possível sobre o que cada uma destas personagens sente”, disse.

Popoleta já tem em pré-venda os dois volumes de "Viagem no Tempo”, uma colectânea que tem intenção de dar continuidade três ou quatro meses depois deste lançamento, porque ficaram de fora muitos textos e está numa fase de contínua produção. Esta colectânea chega ao mercado pela Muenhu - Editora da Vida e do Conhecimento.

A autora regressa aos lançamentos com uma obra literária, depois da estreia com "Poemas do Coração”, em 2013, e a participação em várias colectâneas, com destaque para "O Canto da Kianda”.

Iracema Cordeiro, também, actua no mundo da moda, como Danari, estilista e produtora que está a preparar a segunda edição da Gala Mentalidade Afro, uma produção da sua marca.

A primeira edição da gala de moda aconteceu em Junho do ano passado, na qual foi homenageado Didi Fernandes, com o Prémio Carreira, e consagrou vários jovens modelos.

"A Gala Mentalidade Afro Moda é um novo concurso e gala de premiação com periodicidade anual, com o objectivo de reconhecer e valorizar todos aqueles que contribuíram no desenvolvimento da moda e da cultura nacional, durante o ano em diversas categorias”, esclareceu Iracema Cordeiro.

 

Tecnologia e arte

O lançamento do aplicativo APP Kizola Emoções, no qual combina tecnologia e arte, lançado em Dezembro último, de forma experimental, com as primas e amigas Rossana da Piedade e Hélia da Piedade, serve para o envio personalizado de cartões já prontos com diversas mensagens ou poemas, revelou a escritora.

"As autoras primaram pela genuinidade do projecto aproveitando a carreira e expertise de cada uma delas começando pelo nome escolhido, as categorias com cartoons feitos especialmente para a mesma APP e sem esquecer que cada cartão é feito com uma foto original das autoras e poemas ou versos feitos sob medida para datas festivas como aniversários, momentos e sentimentos de tristeza ou alegria, datas especiais como dia do trabalhador entre outras datas”, frisou a interlocutora do Jornal de Angola.

As autoras acreditam neste projecto, pois desde muito novas já trabalhavam no "fala coração e tele-emoções”, onde recebiam encomendas de vizinhos, amigos e familiares para que elas escrevessem um poema e depois ligavam para declamar ao telefone.

Hoje mais maduras e adultas, decidiram brindar o ano de 2023 com este projecto onde o mundo digital vem crescendo, a APP Kizola Emoções que serve também para não esquecermos de felicitar os aniversariantes, criando um cartão personalizado, marcar e agendar as datas que gostaríamos de enviar os cartões já prontos.

A APP está disponível com os planos gratuito para testes com limitações no número de cartões a serem usados mensalmente e o plano normal de 200kz mensal para o uso de uma diversidade de serviços que a APP oferece.

Iracema Cordeiro é escritora, artesã e estilista vem de uma família onde as incitativas culturais e artísticas estão presentes, assim como o associativismo. Está engajada na   Câmara de Intercâmbio Cultural China Angola (CICECA), na Sociedade Angolana de Direitos Autor (SADIA), na qual  é vogal, e é madrinha da Associação dos Jovens Sonhadores (AJS).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura