Sociedade

Lançado sistema de desenvolvimento do domínio Digital "AO"

JA Online

O sistema Core CCTLD, software de desenvolvimento e controlo do domínio Digital "AO", foi lançado, esta quarta-feira, pelo Instituto de Serviços Electrónicos e Tecnológicos de Angola.

10/07/2024  Última atualização 13H55
Ministro Mário Oliveira orientou o acto © Fotografia por: Raimundo Mbiya | Edições Novembro

O evento que teve lugar em Luanda, foi presidido pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.

Na ocasião, Mário Oliveira considerou que o novo sistema Do CCTLD do país vai permitir desenvolver o controlo e gestão do domínio "AO" que é o sufixo da presença de Angola na Internet e que passa, a partir de hoje, sob tutela e gestão do MINTTICS, através do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI).

Segundo o ministro, o lançamento desse sistema vai permitir, igualmente, monitorizar e gerir os endereços electrónicos registados na zona "ao", inibir os registos de domínios protegidos, homologação prévia das entidades registadoras do domínio na zona e gestão dos legítimos titulares dos endereços registados.

Mário de Oliveira considera assim, cumprido os compromissos assumidos, há um ano, no que diz respeito à transformação de domínios "ao" numa actividade dinâmica no país,  contribuir para o aumento da empregabilidade dos jovens no mercado da internet, entre outros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade