Política

Lançado repto de plantação de um milhão de mangais

Manuela Gomes

Jornalista

O Vice-Presidente da República recebeu, ontem, em audiência, líderes de associações ambientais, aos quais lançou o repto de plantação de um milhão de mangais, até Dezembro, em toda a orla marítima angolana

06/03/2021  Última atualização 12H40
Líderes ambientais felicitaram a iniciativa do Governo © Fotografia por: M. Machangongo | Edições Novembro
Em declarações à imprensa, no final do encontro, José Pina, director da Escola do Magistério da Ajuda de Povo para Povo (ADPP), felicitou a iniciativa do Governo de desafiar a sociedade para reflorestação de mangais."A nossa escola, enquanto órgão que vela pela educação, conservação e protecção ambiental, tem a posição de actuar na componente pedagógica, junto das comunidades, para replantarem os mangais e atingirmos a meta estabelecida”, disse.

José Pina considerou a visão do Vice-Presidente "a mais acertada, uma vez que se está em presença de alterações climáticas”. "Este exemplo serve para mostrar e ensinar a juventude, particularmente das comunidades locais, sobre a preservação e conservação da natureza”, disse. Para a coordenadora do projecto ambiental "Otchiva”, Fernanda René, o encontro com o Vice-Presidente da República "foi um resumo daquilo que o mundo assistiu e o comprometimento do Governo de Angola sobre a protecção e restauração dos mangais, até Dezembro”.

A líder da associação "Química Verde Lab”, Yonara Freitas, referiu que "o desafio traçado pelo Vice-Presidente da República coloca, mais uma vez, Angola no ranking daquilo que são as questões ambientais”.

"Enquanto associação, fomos chamados e o nosso objectivo agora é trabalhar com a organizações e governos provinciais. Esperamos, também, pelo engajamento de voluntários, como o pessoal das Forças Armadas Angolanas, Polícia Nacional, escuteiros, igrejas e outras organizações”, disse. O Vice-Presidente da República participou, na quinta-feira, na Conferência sobre o reforço dos compromissos políticos para a melhoria e conservação dos mangais em África. Durante o encontro, decorrido por videoconferência, Bornito de Sousa afirmou que "as questões ambientais ocupam lugar privilegiado na agenda política angolana”.
Conversa com o homólogo swanês

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, teve, ontem, por viodeo-chamada uma conversa com o homólogo do Botswana, Slumber Tsogwane, com quem trocou impressões sobre questões da actualidade e de interesse para os dois países. Durante cerca de 15 minutos, Bornito de Sousa e Slumber Tsogwane conversaram sobre aspectos gerais da evolução da pandemia da Covid-19 nos respectivos países e perspectivas de cooperação no sector do Turismo.

Bornito de Sousa participou, há dois anos, em Gaberone, em representação do Chefe de Estado, na cerimónia de investidura do Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, na qual Slumber Tsogwane assumiu o cargo de Vice-Presidente da República.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política