Economia

Lançado projecto de educação e inclusão financeira no Moxico

Lino Vieira | Luena

Jornalista

O Banco Nacional de Angola (BNA) está levar a cabo o programa de educação e inclusão financeira com o lançamento nesta terça feira no Luena, a semana Global Money Week, "Sob lema "planifica os seus custos, planta o teu futuro".

29/03/2023  Última atualização 09H55
Governador Ernesto Muangala encoraja as instituições locais © Fotografia por: DR

O director da Região Leste do BNA, Francisco Manuel, disse que a "Global Money Week” é um evento de caris mundial com o objetivo de transmitir a educação e inclusão financeira no seio da  população.

A  maior intenção segundo o responsável  é capacitar as gerações mais novas sobre  administração   financeira e partilhar este conhecimento nas famílias e respectivas comunidades. Sublinhou que, o  Plano Nacional de Formação Financeira é  uma iniciativa internacional dinamizada a partir de 2020, pela "International Network on Financial Education” - OCDE INFE   aberta a todas as escolas, instituições públicas, Associações do  Sector Financeiro e organizações não-governamentais.

O governador Ernesto Muangala enalteceu  a iniciativa do  BNA  pela utilidade que o programa traz na gestão dos recursos financeiros das famílias. Afirmou que, os  desafios do actual contexto, torna cada vez  mais relevante  o engajamento do BNA  na educação financeira no seio de  adolescentes,  jovens e adultos.

Ernesto Muangala  encorajou  a instituição  na qualidade do Banco Central, continuar a   promover   hábitos, atitudes e comportamentos   que concorrem na melhoria do  bem-estar financeiro e social das populações. Acrescentou   a  necessidade  de criar  estratégias de resiliência,  para fazer  face aos desafios vindouros rumo a construção de uma sociedade  cada vez mais forte na promoção  de  riqueza  para o bem-estar de todos.

O governador disse  que a  semana  mundial de dinheiro  que vai decorrer sob vários  ciclos  de palestras, servirá de  indicador de  mudanças  na gestão da economia doméstica das famílias. Consta nos temas  a serem debatidos, a importância do dinheiro, planificação dos gastos e a relevância do seguro para protecção das finanças pessoais e familiares.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia