O secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, afirmou, quarta-feira, no Cuanza Norte, que o sector mineiro nacional necessita de estudos geológicos específicos para a confirmação das suas potencialidades.
O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) emitiu garantias públicas a mais de 50 projectos, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC), desde o início do aludido programa, em 2020, soube o JA Online, esta quinta-feira.
O mercado diamantífero conta, desde ontem, com um novo portal de informação denominado “Impacto Diamantífero”, criado com o objectivo de divulgar as actividades sociais realizadas pelas empresas do sector e dirigidas às comunidades.
Lançado, quarta-feira, em Luanda, a plataforma "www.impactodiamantifero.ao" é da responsabilidade da empresa Bumbar Mining Group, especializada em assuntos da indústria.
A plataforma conta com informação digital, impresso e multimédia, divulgando projectos de sustentabilidade comunitária nas áreas de exploração de diamantes, para o benefício dos cidadãos residentes, como por exemplo escolas, hospitais, projectos ligados às actividades desportivas e culturais.
De forma global, informações sobre o número total de beneficiários dos serviços de saúde projectados por uma das empresas, geração de empregos que a empresa criou e pretende criar, nos próximos anos, um histórico da empresa proprietária. Quanto ao processo de adesão ou subscrição, o Portal vai ter um preço de inscrição no valor de 350 mil kwanzas, montante que comporta os serviços de "copy desk”, edição de matérias, indicação de equipas de reportagem para a cobertura das actividades ou projectos sociais, bem como vão ser disponibilizados consultores que trabalham numa reescrita de várias matérias, que a posterior são canalizadas para o portal "Impacto Diamantífero”.
Em declarações à imprensa, o director executivo da Bumbar Maning, Sebastião Panzo, realçou que no Portal cada uma das empresas vai comunicar as suas actividades de âmbito social executadas, partilhar comunicados de imprensa, entre outras.
"Vai ser um espaço em que quase 25 empresas e instituições prestadoras de serviço do sector diamantífero podem comunicar sobre as suas acções sociais”, frisou, destacando que no Portal as empresas terão ainda como benefícios uma página onde poderá albergar toda a informação dos projectos ou relatórios sociais, para que sejamdo conhecimento público.
Outro diferencial deste Portal, segundo informou, vai ser a publicação de uma Revista Trimestral , e cedência de prémio anual aos projectos de maior impacto, que fazem a diferença nas comunidades, que serão eleitos por um Júri.
"Com estas informações, o decisor, pesquisador, académico e populares em geral que queiram saber mais sobre os feitos das indústrias diamantíferas em prol das comunidades, vão encontrar neste Portal", frisou Sebatião Panzo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginEconomistas moçambicanos disseram, esta terça-feira, que a decisão do Banco de Moçambique de deixar de comparticipar a factura de importação de combustíveis é sinal de que as suas reservas estão no “limite” e pretende travar o desequilíbrio da balança de pagamentos.
Em Pequim, para assinatura do memorando de entendimento entre a empresa China National Chemical Engineering (CNCEC) e a Sonangol, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, conversou com o Jornal de Angola, à margem da realização do acordo que, segundo o responsável, representa um passo importante na estratégia gizada pelo Executivo para a autosuficiência em derivados de petróleo.
O Ministério do Interior (MININT) mostrou-se preocupado com "comportamentos menos abonatórios" por parte de alguns cidadãos, esta quinta-feira, com realce para a camada jovem, que ainda insiste a adoptar condutas que colocam em risco a sua integridade física e a de terceiros.
A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI)-Terra Ranka venceu as eleições da Guiné-Bissau, com maioria absoluta, segundo os resultados provisórios anunciados, hoje, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).