Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
O Prémio Liberdade de Imprensa, iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) e do MISA-Angola, foi lançado, nesta quarta-feira, em Luanda.
A coordenadora da comissão do prémio, Stella Silveira, fez a apresentação do regulamento e disse que, a partir de hoje até ao último dia de Fevereiro de 2024, todos os jornalistas angolanos, em efectivo serviço, podem concorrer com matérias que contribuam para fortalecer a liberdade de imprensa.
"O Prémio Liberdade de Imprensa é anual, constituído por um valor pecuniário estimado em um milhão de kwanzas, uma estatueta e um diploma, para o primeiro lugar. Para o segundo, será a metade do valor, estatueta e diploma”, avançou a também presidente do Conselho Deontológico do SJA.
A distinção tem carácter anual e será entregue no dia 3 de Maio, data instituída pela UNESCO para celebrar o exercício livre e independente do Jornalismo no mundo, afirmou a coordenadora.
Quanto à modalidade de candidatura, André Mussamo, outro membro da comissão do prémio, explicou que existem três formas: a iniciativa individual do jornalista, do grupo de júri e de uma terceira entidade na indicação.
Mussamo esclareceu ainda que o SJA e o MISA-Angola introduziram o prémio na sequência do repto lançado há 30 anos pela Conferência da UNESCO sobre o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, realizada em Windhoek, Namíbia, de 29 de Abril a 3 de Maio de 1991, em que as partes instaram os Governos a promoverem a liberdade de imprensa.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs funcionários e colaboradores da Edições Novembro participaram, esta quarta-feira, numa palestra sobre prevenção do suicídio no ambiente de trabalho com a psicóloga clínica Alice Conga, no âmbito das celebrações do Setembro Amarelo.
A circulação rodoviária no troço rua Friedrich Engels, está interdita nos dois sentidos, nos cruzamentos das ruas do 1.º congresso e do Quiban, no distrito da Ingombota, devido à reparação de um tubo com diâmetro nominal de 150 milímetros, soube, hoje, o JA Online.
O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, realiza, neste momento, visita às várias obras de acesso ao Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na zona de Bom Jesus, em Luanda.
Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
Angola reiterou, terça-feira, em Nova Iorque, o compromisso com a abolição das armas nucleares, através do envolvimento do país em fóruns regionais e internacionais, bem como mediante a plena implementação do Tratado de Pelindaba.
A actriz afro-americana, Viola Davis, é a mais nova membro do Conselho Consultivo Presidencial sobre o Envolvimento da Diáspora Africana dos Estados Unidos da América, anunciou, terça-feira, o Chefe de Estado daquele país, Joe Biden.