Sociedade

Lançado o Prémio Liberdade de Imprensa

Faustino Henrique

Jornalista

O Prémio Liberdade de Imprensa, iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) e do MISA-Angola, foi lançado, nesta quarta-feira, em Luanda.

01/06/2023  Última atualização 08H20
© Fotografia por: DR

A coordenadora da comissão do prémio, Stella Silveira, fez a apresentação do regulamento e disse que, a partir de hoje até ao último dia de Fevereiro de 2024, todos os jornalistas angolanos, em efectivo serviço, podem concorrer com matérias que contribuam para fortalecer a liberdade de imprensa.

"O Prémio Liberdade de Imprensa é anual, constituído por um valor pecuniário estimado em um milhão de kwanzas, uma estatueta e um diploma, para o primeiro  lugar. Para o segundo, será a metade do valor, estatueta e diploma”, avançou a também presidente do Conselho Deontológico do SJA.

A distinção tem carácter anual e será entregue no dia 3 de Maio, data instituída pela UNESCO para celebrar o exercício livre e independente do Jornalismo no mundo, afirmou a coordenadora.

Quanto à modalidade de candidatura, André Mussamo, outro membro da comissão do prémio, explicou que existem três formas: a iniciativa individual do jornalista, do grupo de júri e de uma terceira entidade na indicação.

Mussamo esclareceu ainda que o SJA e o MISA-Angola  introduziram o prémio na sequência do repto lançado há 30 anos pela Conferência da UNESCO  sobre o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, realizada em Windhoek, Namíbia, de 29 de Abril a 3 de Maio de 1991, em que as partes instaram os Governos a promoverem a liberdade de imprensa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade