Economia

Lançado concurso para o Aterro dos Mulenvos

Ana Paulo

Jornalista

O Concurso Público Internacional para Requalificação e Gestão do Aterro Sanitário dos Mulenvos foi lançado ontem, em Luanda, um dia depois do fim do prazo da entrega de candidaturas, as quais, neste mês de Abril, são contadas em várias dezenas, de acordo com dados anunciados pelo secretário de Estado para a Economia.

01/05/2021  Última atualização 11H07
© Fotografia por: DR
Mário Caetano João que, com o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, liderou um acto público realizado, em Luanda, para o lançamento do concurso, afirmou que foram recebidas 89 manifestações de interesse desde que o concurso foi anunciado, a 29 de Março, 52 de empresas nacionais e 37 internacionais.

As manifestações de interesse foram submetidas por via do portal do Serviço Nacional de Contratação Pública e, além de Angola, envolve empresas oriundas da África do Sul, Namíbia, França, Suécia, Itália e Espanha, segundo Mário Caetano João.
O portal do Serviço Nacional de Contratação Pública continua activo até ao final de Maio, quando será anunciado o vencedor do concurso, em torno que qual se reúnem expectativas relativas à introdução de noções de Economia Circular (um conceito estratégico assente na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia) na gestão do Aterro Sanitário dos Mulenvos. 

"O concurso só reafirma o grande desafio que o Governo tem pela frente, com a identificação de um parceiro que responda aos propósitos do projecto, e que faça a Economia Circular tornar-se uma realidade, criando, assim, um programa de reciclagem e de todos os benéficos associados ao melhor tratamento e valorização dos resíduos sólidos”, afirmou o secretário de Estado.
Servida pelo aterro, Luanda tem um histórico elevado de produção de resíduos, constituídos em 25 por cento de lixo orgânico, papel (16) , plástico (15) , vidro (seis), ferro (seis) e um por cento de alumínio.

O Governo espera obter, em resultado da implantação de uma nova gestão do aterro, operações de triagem e valorização dos resíduos sólidos através da reciclagem, venda de material reciclado, compostagem, incineração, biogás e produção de energia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia