Política

Kwenda insere mais de 19 mil famílias em acções produtivas na Huíla

Estanislau Costa

Jornalista

Mais de 19 mil pessoas pertencentes aos agregados familiares na condição de vu lneráveis de várias localidades do município da Humpata, 22 quilómetros a Oeste da cidade do Lubango, foram, recentemente, contemplados com 50 mil kwanzas cada, no quadro da primeira e segunda tranche do Kwenda.

28/05/2023  Última atualização 07H10
Beneficiários do Programa de Transferências Monetárias garantem que vão aplicar os valores em acções rentáveis nas respectivas comunidades © Fotografia por: Estanislau Costa | Edições Novembro

Os contemplados no Programa de Fortalecimento de Protecção Social das Famílias, em curso há cerca de dois anos, em três municípios da província da Huíla, nomeadamente Quilengues, Cacula e Humpata, garantiram que vão aplicar os valores em acções rentáveis.

Os beneficiários, a maioria mulheres, participaram em acções de formação com vista a preparar cada agregado familiar para gerir os recursos, concepção de projectos a curto, médio e longo prazos, entre outros procedimentos.

A distribuição dos valores, em parceria com a Administração Municipal da Humpata, incluiu também a entrega de 680 Assentos de Nascimento, assim como a emissão de 770 Bilhetes de Identidade para facilitar a abertura de contas bancárias favoráveis à poupança e outras vantagens disponíveis nas instituições financeiras.

O soba da Humpata, Agostinho Tchiputo, enalteceu a implementação do Kwenda por reanimar o modo de vida das famílias, sobretudo aqueles que perderam os bens tidos como riqueza familiar, em consequência da seca severa e da pandemia da Covid-19. "A seca forçou as famílias a venderem os animais que criavam para o sustento da casa”.

Agostinho Tchiputo fez ainda saber que houve muitas famílias que ficaram com receio de ir trabalhar a terra ou levar os animais ao pasto por receio da infecção da pandemia. E os populares que estavam com medo da doença, começaram a ficar sem comida, tendo alguns vendido todos os animais.

A autoridade tradicional valorizou a entrega dos valores às famílias por fazer com que se recomece a apostar em algo útil capaz de dar rendimentos, reactivar a criação de animais, lavoura de hortaliças, entre outras acções rentáveis favoráveis ao sustento familiar e criar estabilidade. Já o coordenador do Centro de Acção Social Integrado da Humpata (CASI), Ildefonso Emanuel, além de enaltecer a entrega dos valores às famílias desfavorecidas, destacou a entrega do Bilhete de Identidade, Cédulas e outros documentos por realçar a cidadania nas respectivas comunidades.

Ildefonso Emanuel descreveu ainda que do leque de responsáveis de agregados familiares vulneráveis contemplados que estão neste momento a desenvolver actividades socialmente úteis e com algum sucesso, constam 2.004 da povoação de Bata-Bata, 2.1142 da sede, 700 de Kaholo, 3.019 das Neves e 4.543 da Palanca.

Considerou satisfatório e animador observar famílias a ampliar os espaços de cultivo, assim como diversificar os produtos. "Aqueles que optaram por criar galinhas e patos já estão a comercializar, sobretudo ovos, nos mercados informais e alguns restaurantes não só da vila da Humpata, como também na própria cidade do Lu-bango”, disse.


Casos de sucesso animam a campanha nas várias comunidades

Dezenas de galinhas e pintos que deambulam no quintal do ancião João Vachipungo cativam a atenção dos transeuntes que circulam numa das periferias do município dos Gambos, situado 180 quilómetros a sul da cidade do Lubango. O criador, um dos contemplados do Kwenda, optou por criar galinhas pela facilidade na alimentação e água.

"A nossa terra, Chibemba, regista ciclicamente seca severa que afecta as famílias e os animais, onde têm registado casos de mortes de dezenas de animais”, disse, para valorizar as aves por não necessitarem de quantidades consideráveis de água e de ração. João Vachipungo disse que abraçaram o projecto da Cooperativa dos Avicultores da Huíla, que além da formação do manejo de aves, combate às pragas e outros, distribuiu 50 pintos. "Transformamos o curral em espaço para criação de galinhas e, hoje, estamos com 256 galinhas e comercializamos também ovos”.

Importa realçar que nove sistemas de captação de água potável conectados com um painel solar que gera corrente eléctrica para o sistema de bombagem foram entregues às comunidades residentes nas povoações de Muntyaulua, Mimbonde, Mahova, Mumpombo, Kalepete, Heva, Tumba, Kaku, Rio de Areia e Kamphanda. O administrador municipal dos Gambos, Elias Sova, que agradeceu o gesto do Fundo de Apoio Social e parceiros nacionais e internacionais, apelou às famílias beneficiárias  das infra-estruturas de distribuição de água com lavandarias, bebedouros para o animais, chafarizes e outros, a conservarem o novo património.

 
Primeiros contemplados

Os primeiros 12.730 agregados familiares residentes em vários dos municípios de Quilengues e Cacula, que receberam 25.500 kwanzas cada, no âmbito do Programa de Transferências Sociais Monetárias (Kwenda), melhoraram a suas condições de vida com a lavoura de hortofrutícolas e tubérculos.

O Jornal de Angola apurou que a maioria dos produtores passou a ser fornecedor de produtos do campo ao maior mercado informal do Sul de Angola, Mutundo, onde quantidades consideráveis de batata rena e doce, abóbora, cebola, repolho, couve, beringela, gengibre, alface e outros são colocados à disposição dos clientes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política