O Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários do Bié colaborou com o grupo de deputados residentes daquela região e juntos plantaram 5 mil plantas no munícipio do Cunhinga, em alusão ao dia internacional das florestas que se assinala, esta terça-feira.
O bispo emérito da igreja católica, Dom Francisco da Mata Mourisca, falecido no dia 16 de Março do corrente, vai ser enterrado sábado, no interior da Sé Catedral da Diocese do Uíge, localizada na intersecção entre as ruas do Comércio, Dr. António Agostinho Neto e avenida do Café, segundo apurou hoje o Jornal de Angola.
Dezoito mil e 378 agregados familiares residentes em diversas aldeias do município de Quilengues, a 145 quilómetros do Lubango, receberam a quantia de 51.000 kwanzas por família, referentes a duas prestações do Programa de Fortalecimento do Sistema de Protecção Social (Kwenda).
Os valores alocados no Banco Internacional de Crédito (BIC), instalado na vila de Quilengues, visam incentivar as famílias, principalmente aquelas que foram afectadas pela seca, a serem resilientes em desenvolver acções rentáveis e superar as dificuldades.
As famílias beneficiárias reconheceram a importância do valor do Kwenda na reactivação da actividade socioeconómica das zonas mais recônditas de vários pontos da província da Huíla, com realce para os municípios de Quilengues, Cacula, Lubango, Gambos, Chibia e outras localidades afectadas pela estiagem.
Mariana Tchinbeco, do município de Quilengues, é uma das beneficiárias. O seu quintalão, vedado com plantas de sisal, está agitado com o berrar de dezenas de cabritos que deambulam dum lado para o outro, parecendo felizes pelo facto de a palha que serve de alimento estar mesmo ao lado, assim como o recipiente de água.
Mariana Tchinbeco despertou as atenções dos técnicos do Kwenda, que fazem o acompanhamento dos contemplados com fundos do programa em referência. Ela integra o grupo de 17.800 agregados familiares que recebeu, há seis meses, as duas prestações anuais, totalizando 51.000 kwanzas por família. Com os valores, Mariana Tchinbeco apostou na criação de cabritos para comercialização nos mercados informais e troca com outros produtos. "Decidi apostar em cabritos por haver sempre clientes e ser mais rentável”, disse.
Acrescentou que, além de cabritos, apostou, também, na criação de galinhas, cujos resultados reanimam a actividade. Deu a conhecer que a perspectiva é apostar noutros mercados, com realce para o Namibe, Huambo e Luanda. "Estamos a pensar levar cabritos, em Fevereiro, para Luanda, por haver mais clientes, procura e o lucro convencer”.
Segundo Mariana, há muitos "cabrités” em vários pontos da cidade de Luanda, fazendo com que a venda de cabritos seja mais rentável. "Estamos também a pensar arranjar alguém para receber os animais, vender e nos enviar o dinheiro e assim sucessivamente”.
Os quatro filhos, antes de irem à escola, localizada na sede de Quilengues, cuidam da limpeza dos currais, distribuem palha e verificam o estado dos recipientes de água. O curioso é o tratamento dado aos excrementos dos animais. São recolhidos diariamente e colocados num local determinado pela mãe, para, no terceiro dia, serem espalhados nos campos de cultivo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMais de 200 mulheres de vários estratos sociais, provenientes de Luanda participam nesta terça-feira, numa excursão turística no município do Cuito Cuanavale, no quadro das celebrações dos 35 anos do dia da libertação da África Austral, que se assinala no próximo dia 23 de Março.
O secretário de Estado do Interior, comissário-chefe José Silva, assegurou, segunda-feira, que dentro de alguns meses fica concluída a extensão dos quatro novos estabelecimentos penitenciários que vão permitir uma melhor inserção de reclusos no processo de reeducação e formação técnica e profissional.
O embaixador da Argentina em Angola, Alejandro Verdier, disse, segunda-feira, em Caxito, que a província do Bengo tem muitas potencialidades económicas para serem exploradas e identificou os sectores da agricultura, ensino superior, agronegócio, investigação científica como prioridades para o incremento da cooperação com Angola.
Vários bens que haviam sido roubados em residências e não só, na província de Benguela, foram, até domingo, recuperados pelos especialistas do Departamento de Ilícitos Penais (DIIP), afectos ao Comando Provincial local.
O Kremlin adiantou, esta terça-feira, que o Presidente russo, Vladimir Putin, e o homólogo russo, Xi Jinping, tinham tido uma "exaustiva" troca de pontos de vista durante o seu primeiro dia de conversações e que tinham, ainda, discutido o plano de paz da China para a Ucrânia, avança o Notícias ao Minuto, que cita a agência Reuters.
Embora o foco esteja no conflito na Ucrânia, a União Europeia (UE) deu a entender, esta terça-feira, na abertura do 11.º Fórum Fiscal Africano, que "haver uma estratégia de crescimento para África é o nosso principal objectivo".
Pelo menos 238 pessoas foram detidas e 31 polícias feridos, nos confrontos entre os manifestantes e a polícia do Quénia, devido aos protestos dos últimos dias em várias cidades, anunciaram, esta terça-feira, as autoridades quenianas citadas pela imprensa europeia.
Mais de 200 mulheres de vários estratos sociais, provenientes de Luanda participam nesta terça-feira, numa excursão turística no município do Cuito Cuanavale, no quadro das celebrações dos 35 anos do dia da libertação da África Austral, que se assinala no próximo dia 23 de Março.
Pelo menos 550 pessoas foram detidas na África do Sul durante os protestos de segunda-feira do partido Combatentes da Liberdade Económica (EFF, na sigla inglesa), de esquerda radical, anunciou a Polícia Sul-Africana (SAPS), afirmando que mantém os efetivos em alerta máximo.
O embaixador da Argentina em Angola, Alejandro Verdier, disse, segunda-feira, em Caxito, que a província do Bengo tem muitas potencialidades económicas para serem exploradas e identificou os sectores da agricultura, ensino superior, agronegócio, investigação científica como prioridades para o incremento da cooperação com Angola.
Cerca de 3,5 mil milhões de pessoas no mundo sofrem de doenças orais, como cáries dentárias, doenças periodontais, cancro oral (Noma) e perda de dentes, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).