Sociedade

“Kwenda” chega ao município do Cuango

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

O Programa de Fortalecimento da Protecção Social, designado “Kwenda”, já está a ser executado no município do Cuango, Lunda-Norte, um processo iniciado, no início deste mês, confirmou o chefe do departamento provincial do Fundo de Apoio Social (FAS).

20/06/2021  Última atualização 06H30
© Fotografia por: DR
João do Nascimento avançou que o Processo de Validação Comunitária iniciou na comuna do Luremo e no sector de Cafunfo, onde já foram abrangidos 16.720 agregados familiares. Esse trabalho tem término previsto para o próximo dia 23.


O responsável sublinhou que a validação comunitária é o momento em que as famílias cadastradas porta a porta e em cada aldeia e bairro confirmam ou não os nomes entre os seleccionados, para terem as Transferências Sociais Monetárias, através das listas afixadas pelo FAS, a agência  responsável pela operacionalização "Kwenda”.


Até ao momento, a equipa do FAS passou por cem aldeias das 141 existentes no Cuango, tendo essas sido agrupadas em 47 pontos fixos, com destaque para os de Mussanga, Quinongue, Calucango, Tembo Nené, Luengo, Catchinga Paca, Txiximbe, Valodia, Elevação, Fernado Samahanga, Nguria Kama, Rainha Muana Cafungo e do Catolo.
João do Nascimento referiu que, para o  Cuango sede, prevê-se validar um total de 4.318 agregados familiares. Mas, devido às reclamações registadas, até ao momento, acredita que o número de inscritos pode aumentar.


Por exemplo, no que diz respeito a esse quesito, disse que só para a comuna do Luremo e da localidade do Cafunfo foram registadas 3.504 reclamações, estando já em curso um novo cadastramento.


O "Kwenda” é uma iniciativa do Executivo, que visa, essencialmente, apoiar as famílias em situação de pobreza e de vulnerabilidade, por via de Transferências Sociais Monetárias, com a atribuição de uma renda de 25.500 kwanzas por trimestre.

Avaliado em 420 milhões de dólares, o referido programa é financiado em 320 milhões pelo Banco Mundial e os restantes 100 milhões têm o suporte do Tesouro Nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade