Política

Kwenda beneficia mais de 50 mil famílias vulneráveis no Cunene

Pelo menos cinquenta e nove mil 403 agregados familiares, em situação de vulnerabilidade, foram cadastrados nos municípios de Ombadja, Curoca e Namacunde, no Cunene, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social (Kwenda).

20/03/2023  Última atualização 06H24
Programa governamental de transferência monetária permite que famílias possam criar bases para autosustento em todo o país © Fotografia por: DR

Dos cadastrados, desde a implementação do programa, em 2020, no Cunene, 29 mil 403 famílias já foram pagos, através de transferências trimestrais, o valor global de mil milhões, 110 milhões, 243 mil e 500 kwanzas.

O projecto teve como ponto de partida em Ombadja, onde mil e 34 famílias, receberam o valor de 100 mil kwanzas cada, referentes a quatro prestações, que cada agregado tem por direito no ano.

Assistiu-se cinco mil e 779 famílias do Curoca que beneficiaram de 76 milhões e 500 kwanzas, correspondendo a três prestações.

Na fase de expansão do programa foram abrangi-dos 22 mil e 590 agregados familiares de Ombadja, que receberam apenas a primeira prestação.

Nesta altura aguardam a primeira prestação 30 mil agregados familiares, sendo 16 mil em Namacunde e 14 mil em Ombadja, informou, quinta-feira, o chefe de Departamento do FAS do Cunene, Eduardo Silunda.

"Estamos apenas a terminar a fase de validação institucional, prova de vida das famílias seleccionadas, assim como os protocolos com os bancos para se dar início aos pagamentos”, afirmou.

Lembrou que cada agregado recebe, trimestralmente, 25 mil e 500 kwanzas, na ordem de oito mil e 500 kwanzas/mês, para criarem os pequenos negócios e aumentarem a renda familiar. Por outro lado, explicou que 150 famílias do Curoca já beneficiaram, entre 2022 a Março deste ano, 675 cabeças de gado caprino para criação e reprodução, no âmbito da componente da Inclusão Produtiva (IP).

Eduardo Silunda recapitulou que cada família recebeu oito fêmeas e um macho para criação e reprodução, e depois entregarem a outras famílias, excepto as crias, para prosseguir com o projecto de "Fomento Animal”.

O programa prevê, du-rante três anos, beneficiar um milhão e 608 famílias de todo o país, sendo que conta com o financiamento global de USD 420 milhões (320 atribuídos pelo Banco Mundial e 100 milhões pelo Executivo).

O Kwenda abrange quatro componentes, designadamente Transferências Sociais Monetárias, que estão em curso desde 2020, Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social e o Reforço do Cadastro Social Único.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política