Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O governador provincial de Luanda, Manuel Homem considerou, esta sexta-feira, que os Centros de Emprego, que estão a ser revitalizados e modernizados pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, servem para dar mais oportunidades aos jovens desempregados.
Um total de 33.350 pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade residentes nos municípios de Cabinda e Cacongo, pode beneficiar nos próximos dias, de transferências sociais monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social (Kwenda), anunciou, sábado, o director provincial do Fundo de Apoio Social (FAS).
Daniel Muginga afirmou, durante o acto de lançamento da fase de expansão do Kwenda na zona urbana e peri-urbana, que o Programa depois de ter sido lançado há um ano apenas na cidade de Cabinda, na componente produtiva, com 12 projectos em execução, envolvendo 792 beneficiários e 12 novos projectos na fase de aprovação com 287 usuários.
O FAS, acrescentou, através do Instituto de Desenvolvimento Local, entendeu dar continuidade ao programa, na vertente financeira, com transferências monetárias no valor de 25 mil kwanzas, para os beneficiários dos municípios de Cabinda e Cacongo.
Para o director do FAS, Daniel Muginga, Cabinda e Cacongo foram beneficiados por possuírem extensas zonas não rurais. Os critérios de selecção de beneficiários, informou, passam por grupos alvos como pessoas com deficiências, albinismo, idosos e cidadãos com doenças crónicas, assistidas por diversas instituições públicas e de caridade.
"Os municípios de Cabinda e Cacongo são os primeiros a avançar com a expansão do programa Kwenda para as zonas urbanas e peri-urbanas, dois anos depois da implementação do programa a nível nacional”, disse.
As transferências monetárias, sublinhou, são feitas através de bancarização dos beneficiários. Entretanto para simbolizar o lançamento da fase de expansão do projecto, alguns beneficiários receberam, de forma simbólica, 25 mil kwanzas, correspondentes a três meses.
O lançamento da fase de expansão do Kwenda esteve enquadrado nas celebrações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinalado, ontem, e serviu igualmente para o vice-governador para o sector Económico e Produtivo, Romão Macário Lembe, destacar os vários programas que o Governo angolano tem estado a executar para proteger e promover a inclusão socioeconómica da pessoa com deficiência, pobres e vulneráveis, a fim de corresponder com as suas expectativas e garantir o seu empoderamento económico.
O governo de Cabinda, através da Secretaria Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, registou, de Janeiro a Novembro deste ano, 7. 162 pessoas com deficiência, das quais 351 beneficiaram de meios de locomoção, entre canadianas, muletas, cadeiras de rodas, sendo 155 homens e 196 mulheres.
A secretária provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Fátima Congo Sambo, disse, por ocasião do lançamento do projecto, que no actual contexto do desenvolvimento socioeconómico do país e em particular da província, um dos grandes desafios do Executivo é a redução da vulnerabilidade da parte mais pobre da população, assim como assegurar a participação efectiva destes no processo de crescimento económico.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Serviço de Investigação Criminal (SIC), anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o desmantelamento de uma rede criminosa de funcionários bancários que facilitavam a introdução de dólares falsos no mercado nacional.
A Associação das Empresas Prestadoras de Serviços à Indústria Petrolífera (AECIPA) assinou, na terça feira, um acordo de parceria com o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), para a realização de estágios profissionais dos licenciados da instituição nas diversas áreas do sector petrolífero.
O Conselho Nacional da Juventude pretende que os “influenciadores digitais” de Angola sejam vectores de valores e princípios consubstanciados no respeito pelas leis, pelas autoridades, pelos bens públicos e privados, defendeu Isaías Kalunga, líder associativo juvenil.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
A actual perspectiva do crescimento do segmento industrial em Angola é suportada pela existência de mais 170 projectos estruturantes concretos, em diferentes fases de desenvolvimento, que garantem a concretização da meta de 25 por cento das necessidades de electricidade com origem na indústria.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.
A coordenadora do Comité da Mulher Sindicalizada da União dos Sindicatos do Huambo, Elizabete Katende, pediu à direcção do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) para desenvolver acções que ajudem a assegurar os direitos das empregadas domésticas, em especial as que já estão inscritas no sistema de protecção, com base na Lei Geral do Trabalho.