Sociedade

Kwenda arrebata "Prémios Sirius" na categoria de responsabilidade social

Isaque Lourenço e Vânia Inácio

O programa de transferências monetárias "Kwenda" arrebatou, na noite de quinta-feira, em Luanda, o "Prémios Sirius", na categoria responsabilidade social.

31/03/2023  Última atualização 00H27
© Fotografia por: CEDIDA | PL

A categoria "Responsabilidade Social” foi a mais concorrida dos "Prémios Sirius” 2023, com seis indicações ao contrário das demais que tiveram apenas quatro nomeações aos prémios.

Durante a gala realizada numa das unidades hoteleiras da capital, foram ainda distiguidos José de Lima Massano, governador do Banco Nacional de Angoola (BNA), como o "Gestor do Ano”; o Grupo Carrinho "Empresa do Ano no Sector Não-Financeiro”; Nossa Seguros, como "Empresa do Ano do Sector Financeiro”; Agrimumba "Prémio Empreendedorismo”; Jardins da Yoba "Prémio Sustentabilidade”; Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), com o "Prémio Desenvolvimento Digital e Tecnológico” e a Unitel, que ficou com o "Prémio Desenvolvimento do Capital Humano”.

O anúncio dos vencedores foi feito pela Presidente do Júri, a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.

Esta iniciativa da consultora Deloitte é ainda integrada, no jurado, por outras entidades de relevado prestígio nacional, casos de Paula Simons, Noelma Viegas D'Abreu, Aia Eza da Silva, Armando Manuel, José Octávio Van-Dúnem e Francisco Queiroz.

Presidido pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, que fez o anúncio, o corpo de jurado indicou, por unanimidade, de cerca de 80 candidaturas recebidas 30 entidades/empresas nas diferentes sete (7) categorias. Outras quatro (4) personalidades individuais, totalizando 32 candidaturas indicadas a prémio, concorrem para a distinção "Gestor do Ano".

Sobre o Kwenda

É um programa do Executivo angolano que visa criar políticas de apoio às famílias mais pobres e em situação de vulnerabilidade no País.

Avaliado em 420 milhões de dólares. É financiado em 320 milhões de dólares pelo Banco Mundial, sendo os outros 100 milhões, provenientes do Tesouro Nacional.

O Programa é operacionalizado pelo Instituto de Desenvolvimento Local, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades.

Além das transferências sociais monetárias, o Kwenda tem ainda as componentes da Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social através da criação dos Centros de Acção Social Integrados (CASI) e o Fortalecimento do Cadastro Social Único.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade