Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.
Um total de 8.356 famílias vulneráveis do município de Nambuangongo, província do Bengo, beneficia, desde quinta-feira, de Transferências Sociais Monetárias (TSM), no âmbito do Programa de Fortalecimento do Sistema de Protecção Social “Kwenda”.
Em Nambuangongo, o Fundo de Apoio Social (FAS) cadastrou um total de dez mil famílias, nas localidades do Gombe (sede), Hinda, Kilai, Kimunassala e Sasso, mas apenas 8.356 foram seleccionados e já beneficiam de apoios do "Kwenda”.
Na cerimónia de entrega de valores financeiros, na comuna do Gombe, a governadora provincial do Bengo, Mara Quiosa, sublinhou que o "Kwenda” é mais uma prova clara do empenho e vontade política do Executivo na melhoria das condições sociais das famílias carenciadas de todo o país.
"Usem bem o dinheiro. Sigam o exemplo das localidades onde as famílias beneficiárias estão a montar pequenos negócios, e temos também experiências positivas de outras que compram sementes e pequenos instrumentos agrícolas, aumentam as suas áreas de produção no âmbito da agricultura familiar”, apelou.
Até agora, em três localidades do Bengo foram cadastradas 15 mil famílias, das quais um total de 12.739 beneficia de apoios financeiros do "Kwenda”. Além dos 8.356 beneficiários residentes em Nambuangongo, outros 4.135, sendo 2.308 no Bula Atumba, e 1.827 dos Dembos, já receberam dinheiro no âmbito do programa.
O director do FAS no Bengo, Alexandre Domingos, explicou que o "Kwenda” comporta quatro componentes fundamentais: as Transferências Sociais Monetárias; Inclusão Produtiva; Municipalização da Acção Social e o reforço do Cadastro Social Único, e está avaliado em 420 milhões de dólares, dos quais 320 milhões de dólares foram disponibilizados pelo Banco Mundial.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Polícia Nacional considera positivo o balanço dos quatro dias da peregrinação ao Santuário da Muxima, na Vila da Quiçama, em Luanda, pelo registo de, apenas, três infracções, num acto que reuniu mais de um milhão de fiéis.
Swelia António, de 25 anos, é a nova Miss Angola, eleita sábado último, num concurso realizado em Benguela, no qual foi ainda distinguida com o título de primeira-dama de honor a candidata Yasser Coimbra e como segunda-dama Nelma Tchissola.
A peregrinação à Mamã Muxima, que decorre desde quinta-feira, encerra hoje, tendo como ponto mais alto a celebração eucarística pontifical, a ser presidida pelo arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias.
O euro continuou, esta terça-feira, a negociar ligeiramente acima de 1,02 dólares, com o mercado prudente antes da publicação de dados da inflação nos Estados Unidos que podem influenciar as decisões da Reserva Federal em Setembro.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).